• 06/04/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Bolsonaristas espalham boato sobre fundo eleitoral para atacar Maia e Congresso

Bolsonaristas espalham boato sobre fundo eleitoral para atacar Maia e Congresso

Neste final de semana, as redes de apoio ao presidente Jair Bolsonaro no WhatsApp e em diversas mídias sociais voltaram a centrar fogo sobre o Congresso Nacional e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Desta vez, o assunto que norteou os ataques foi a não votação de uma emenda, proposta pelo Novo, que destinaria os recursos do fundo eleitoral e do fundo partidário para a saúde.

Na sexta-feira (3), em sessão virtual para votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que segrega o orçamento de combate ao novo coronavírus, o Novo defendeu a incorporação ao texto de duas emendas que não foram colocadas em votação pelo presidente da Casa. Uma delas destinaria os recursos do fundo de campanhas eleitorais para o combate ao coronavírus e a outra reduziria em até 50% o salário dos servidores públicos

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que estava presente no plenário, classificou a decisão como ditatorial. “O que está acontecendo aqui na Câmara  é uma vergonha, é utilização de um sistema remoto de votação para calar os deputados. Os deputados estão em casa, com os microfones fechados, não conseguem se pronunciar”, disse.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Van Hattem foi além. Endossado com entusiasmo por seus entrevistadores, disse que os deputados tinham dado um “golpe”, inviabilizando a destinação às ações de combate à pandemia dos aproximadamente R$ 3 bilhões previstos para os fundos eleitoral e partidário. “Não são só os políticos”, completou. Também atribuiu às “elites do funcionalismo” e a “sindicalistas que ganham fortunas” um “egoísmo” e “atitudes mesquinhas” que os tornariam corresponsáveis pelas carências que o Estado brasileiro enfrentará no combate.

Comentários