• 27/05/2019
  • por Resenha Politika

DE VOLTA

Buega Gadelha reassume presidência da FIEP após afastamento de 90 dias

Buega Gadelha reassume presidência da FIEP após afastamento de 90 dias

Noventa dias após o afastamento do cargo por determinação da Justiça Federal de Pernambuco, o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep-PB), Buega Gadelha, reassumiu as funções na ultima quinta-feira (24). 

Buega foi alvo da Operação Fantoche que investigou um esquema de corrupção em contratos do Ministério do Turismo com o Sistema S. No dia 19 de fevereiro, o juiz Cesar Arthur Cavalcanti de Carvalho, atuando como substituto regimental da 4ª Vara, determinou a soltura de Gadelha e de outros investigados na Operação Fantoche, presos naquele mesmo dia. Na operação, a sede da Fiep-PB em Campina Grande foi alvo de cumprimento de mandados de busca e apreensão.

O juiz federal Cesar Arthur acolheu o pedido de derrubar a prisão temporária dos investigados Hebron Costa Cruz de Oliveira, Ricardo Essinger, Robson Braga de Andrade, Francisco de Assis Benevides Gadelha (mais conhecido como Buega Gadelha) e José Carlos Lyra de Andrade.

Mas apesar da soltura dos investigados, todos eles ficaram proibidos de assumir as funções de dirigentes em seus respectivos departamentos regionais, ficando proibidos, ainda, de acessar ou frequentar as respectivas entidades.

A assessoria da Fiep-PB confirmou o retorno de Buega para as funções de presidente, mas negou-se, no entanto, a informar os detalhes jurídicos do retorno do dirigente. A assessoria de imprensa também informou que Buega não vai se pronunciar neste momento.

Na decisão que afastou Buega, em fevereiro, havia a determinação de que após 90 dias, com o fim das investigações, a Justiça deveria analisar novamente a necessidade de manter o afastamento dos investigados de suas funções como dirigentes.  

Comentários