• 11/10/2017
  • por Resenha Politika

Câmara de vereadores de Cajazeiras realiza sessão especial sobre a prevenção do câncer de mama

Câmara de vereadores de Cajazeiras realiza sessão especial sobre a prevenção do câncer de mama

Com a presença de poucos vereadores e um pequeno público, a Câmara Municipal de Cajazeiras, realizou mais uma sessão especial na noite desta terça-feira (10) para debater o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama.

Para a vereadora Léa Silva (DEM), além da prevenção precoce, vem o incentivo ás mulheres se cuidar cada vez mais. “Eu acho que cada um de nós tem que abraçar uma causa, e o outubro rosa em especial, me traz uma satisfação e é uma honra esta fazendo isso.

A professora e mastologista do curso de Medicina da Faculdade Santa Maria, Maria Estefânia Nóbrega Batista proferiu palestra para os presentes.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, células produtoras de leite ou dos ductos por onde é drenado o leite, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula. Esta doença acontece quase exclusivamente em mulheres, porém existem casos de homens com câncer de mama também.

Algumas mutações possuem a capacidade de fazer com que uma célula apenas se divida, mas não tenha a capacidade de invadir outros tecidos, estes são chamados de tumores benignos ou não cancerosos.

Como prevenir e diagnosticar

O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres no país. Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia.  Apesar da mamografia ser indicada apenas a partir dos 40 anos, a mulher deve procurar, regularmente, atendimento médico para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Por Gilberto Lira - Resenha Politika

https://soundcloud.com/resenha-politika/2017-10-10-audio-00000010

 

Comentários