• 17/03/2021
  • por Resenha Politika

Opinião

Centrão se impõe na Câmara de Vereadores de Patos - por Corsino Neto

Centrão se impõe na Câmara de Vereadores de Patos - por Corsino Neto

A grande novidade da Câmara de Vereadores de Patos nesta legislatura foi a criação de um bloco parlamentar autodenominado de “Centrão”, que pelo número e coesão vem se impondo no Poder Legislativo Municipal.

A Nova Força Política de Patos:

Desde que formado o “Centrão” da Câmara Municipal de Patos este grupo de vereadores vem se fortalecendo a cada dia e alcançando protagonismo na política Patoense.

Dentre as conquistas do Centrão são citadas: (1) as principais posições nas comissões legislativas, (2) a imposição da pauta e (3) a escolha do líder do Governo na Câmara.

A escolha do líder:

Em que pese a indicação do líder ser prerrogativa pessoal do Prefeito, em Patos, a quem diga que a escolha partiu do “Centrão”. 

O que fundamenta essa ilação é o fato de o prefeito Nabor Wanderley ter participado de uma reunião na Câmara na quarta-feira (10/03) e já na quinta-feira (11/03) ter indicado o líder.

Ademais, nesta reunião alguns vereadores do próprio Republicanos não foram convidados, além de outros nomes pontuais de oposição, estando presente apenas parte do Centrão e da Mesa Diretora.

Muitos comentaristas de política em Patos davam como certa a indicação do vereador Ítalo Gomes (Republicanos) como líder, porém, nos bastidores, os comentários é que o Centrão exigia que o líder fosse Sales Júnior (Republicanos), e assim  se sucedeu.

“Juninho”, o líder:

Sales Júnior é um dos vereadores mais experientes da Câmara, sendo inteligente, articulado e bastante preparado. No primeiro Governo de Nabor (entre 2005-2008) Sales foi assessor de gabinete do prefeito - naquele tempo Nabor o chamava carinhosamente de “Juninho”. 

Em 2009 Sales Júnior assumiu como vereador e em 2012 foi reeleito. Durante o Governo de Francisca Motta (2013-2016) Sales Júnior se posicionou como oposição ferrenha, o que ocasionou um afastamento do grupo político de Nabor. 

Em 2017 Sales assumiu seu terceiro mandato de vereador e foi eleito Presidente da Câmara pela base do então Prefeito Dinaldinho. Após ser reeleito presidente da Câmara, Sales Júnior se afastou de Dinaldinho e se reaproximou do Clã Motta, tendo votado em Hugo Motta em 2018.

Sales ainda assumiu interinamente a Prefeitura de Patos no mês de abril de 2019, mas renunciou três meses depois. Em 01 de janeiro de 2021 tomou posse em seu quarto mandato de vereador e agora foi indicado por Nabor como primeiro líder do seu terceiro governo.

Jacob no Contraponto:

Quem participou do Quadro Contraponto, do Programa Participação Popular, da Rádio Morada do Sol (105.9 FM), que vai ao ar às sextas-feiras, às 11h30min, foi o vice prefeito Jacob Souto.

Durante os debates no programa, Jacob (que é do Rede Sustentabilidade) assumiu o compromisso de votar no deputado federal Hugo Motta (Republicanos) e não descartou a possibilidade de ser candidato a deputado estadual em 2022.

Em pesquisas até agora realizadas, Jacob Souto aparece como terceiro nome mais citado nas intenções de voto dos patoenses, logo atrás de Francisca Motta (Republicanos) e Dr. Érico (Cidadania).

Comentários