• 01/09/2020
  • por Resenha Politika

Nordeste

Cerca de 20% das escolas particulares voltaram às aulas no Ceará nesta terça

Cerca de 20% das escolas particulares voltaram às aulas no Ceará nesta terça

Aproximadamente 20% das escolas particulares de ensino infantil voltaram às aulas presenciais nesta terça-feira, 1º, em Fortaleza e na Região Metropolitana. A estimativa é do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE). Conforme Decreto do Governo do Estado, as turmas de creche e pré-escola estão aptas a retomar às aulas presenciais com até 30% da capacidade. A educação presencial no Ceará estava paralisada totalmente desde 16 de março, quando foi suspensa devido à pandemia do novo coronavírus.

Surpreendidas positivamente com a decisão do governador em relação às turmas que voltariam na fase de transição, as escolas particulares adotam cautela neste momento de readaptação com as crianças e as famílias. As instituições também precisam se adequar às exigências impostas pela gestão estadual.  

Dentre os mais tradicionais estabelecimentos de ensino em Fortaleza, o 7 de Setembro e o Ari de Sá retornaram as atividades hoje. Os colégios Christus e Master voltam nesta quarta-feira, 2. Ari de Sá e Antares, na próxima terça-feira, 8.

No último fim de semana, gestores e parte da comunidade escolar fizeram força-tarefa para testar todos os profissionais envolvidos no retorno. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram repassados mais de 6 mil kits para a testagem da rede particular. Desses, 2.790 coletas foram feitas nas unidades, somente no último fim de semana.

Até o final desta semana, o governador Camilo Santana deve anunciar quais turmas retomam nas fases seguintes. Após essa fase de transição para a educação, com a educação infantil, outras três devem ocorrer com os outros níveis escolares.

O Povo

Comentários