• 02/06/2020
  • por Redação

Pandemia

Comércio de Sousa, reabre após prefeitura determinar flexibilização nas medidas restritivas

Comércio de Sousa, reabre após prefeitura determinar flexibilização nas medidas restritivas

A abertura gradual do comércio de Sousa começou nesta terça-feira (2). Conforme Instrução Normativa nº 11, os estabelecimentos considerados não essenciais ficarão restritos e funcionarão das 7h às 12h. Já os essenciais como frigoríficos, lojas de conveniência, supermercados, farmácias, postos de combustíveis, lava-jatos, oficinas, borracharias e hortifrútis podem funcionar das 7h às 22h, seguindo protocolo de segurança expedido pelo Procon.

Para os não essenciais, foi anunciando que deve ser obedecido o distanciamento de 1,5 metro, os estabelecimentos devem ser desinfecionados duas vezes por dia (a cada turno) e todos os funcionários têm que usar equipamentos de proteção individual (EPI’s). Ainda ficou estabelecido que só pode entrar nas casas comerciais um membro de cada família. Os empreendedores devem pactuar com o Procon o número máximo de pessoas nas dependências.

De acordo com o Artigo 3º da Instrução Normativa, as feiras-livres, mercado público, clínica de estética, academias de ginástica e salões de beleza devem seguir protocolo de segurança específico que regulamentará horário de funcionamento e logística para o atendimento de clientes.

Para as feiras-livres, deve-se obedecer ao distanciamento de no mínimo 5 metros de uma banca para a outra, com desinfecção a cada 45 minutos. Para os salões de beleza, o proprietário deve utilizar o serviço de agendamento para atendimento de um cliente por vez. As academias devem funcionar com no máximos 5 pessoas.

O Artigo 4º da Instrução Normativa permite o funcionamento dos táxis e transportes alternativos intermunicipais com lotação de no máximo 50 % da capacidade dos veículos, também devendo haver desinfecção periódica do veículo e uso de EPI’s.

Comentários