• 17/01/2022
  • por Resenha Politika

Agricultura

Cooperar amplia para 45 dias prazo de análise e seleção dos subprojetos de Alianças Produtivas

Cooperar amplia para 45 dias prazo de análise e seleção dos subprojetos de Alianças Produtivas

O Projeto Cooperar resolveu prorrogar o prazo, por mais 45 dias, da análise e seleção dos subprojetos de Alianças Produtivas, que visam a concessão de apoio financeiro para auxiliar na comercialização dos produtos, buscando fortalecer as diversas cadeias produtivas agropecuárias, agroindustriais e/ou não-agrícolas. A medida se deve ao número de demandas recebidas e à necessidade da realização de visitas in loco às organizações de produtores demandantes para conhecimento e verificação das informações fornecidas no ato do preenchimento das Manifestações de Interesse, encerradas no dia 14 deste mês.
 
A chamada pública para Alianças Produtivas, uma das ações do Programa PB Rural Sustentável, tem como objetivo promover o acesso aos mercados dos pequenos produtores rurais organizados e legalmente constituídos, que manifestem interesse em formar alianças com compradores, visando aumentar a renda e gerar empregos.  Assim, são apoiados financeiramente projetos de ampliação, adequação, reforma e melhoria de unidades produtivas; infraestrutura na produção agrícola para adequação da produção; provisão de equipamentos, ferramentas, máquinas e outros, desde que seja para adequação/ampliação da produção; investimentos relacionados à criação de marcas e/ou certificação, embalagens e rotulagens de produtos, entre outros.
 
Também poderão ser apoiadas através de itens de qualificação da gestão, o processo produtivo, regularidade da entrega de produtos e escala de produção, condições essenciais para atendimento e permanência no mercado. 
 
Os objetivos do PB Rural Sustentável compreendem: melhorar o acesso à água potável; reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores. O programa atua na zona rural ou em pequenos aglomerados urbanos com população de até 2.500 habitantes. As populações indígenas, quilombolas e atingidas por barragem no Estado constituem grupos prioritários na apresentação de demandas.

Comentários