• 05/05/2020
  • por Resenha Politika

Pandemia

Covid-19: MPPB atua para regularização das filas em municípios da PB

Covid-19: MPPB atua para regularização das filas em municípios da PB

O Ministério Público da Paraíba tem atuado para resolver o problema das aglomerações causadas pelas filas em agências bancárias e lotéricas, em todo o Estado. Os promotores de Justiça estão entrando em contato e monitorando as ações dos prefeitos nos municípios, algumas decorrentes das várias  recomendações ministeriais expedidas, outras de ações colaborativas com os bancos e o MPPB. Nos últimos dias, está sendo observado que alguns municípios estão encontrando soluções para reduzir os riscos de contágio de covid-19 entre pessoas que precisam se submeter às filas para receber auxílios financeiros, durante a pandemia.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde e do Consumidor, o promotor Raniere Dantas, que também integra o comitê de crise e gestão do MPPB, disse que os membros do MP têm reportado casos de sucesso ao CAO. “Os promotores estão entrando em contato com os prefeitos para que resolvam o problema das filas. Eles estão colocando marcações nos pontos de filas nas ruas, com o distanciamento entre as pessoas. Alguns estão colocando cadeiras e tendas para dar algum conforto. Os promotores estão numa ação colaborativa nos municípios onde atuam e pedimos a população que contribua para evitar o contágio nessas localidades. Tudo o que fizermos nesse sentido, será pouco diante da gravidade da situação”, disse.

Os promotores se reportaram a experiências de cidades como Bayeux, São Bento, Solânea, Patos, Campina Grande, Sapé, Caldas Brandão, Pitimbu, Itabaiana e Caaporã. Os membros do MPPB vão continuar acompanhando as ações dos gestores no sentido de promover a prevenção do contágio das pessoas que precisam se deslocar aos bancos e lotéricas. “O MPPB está atuando nessas e em outras ações colaborativas que venham somar esforços na prevenção da doença. É importante que as pessoas mantenham a distância mínima de 1,5 metros ou 2 metros, que usem máscaras para não se contaminarem ou contaminarem outros”, alertou o promotor Raniere Dantas. 

Veja as medidas adotadas em alguns municípios (fotos encaminhadas por gestores aos promotores de Justiça):

 

Atuação

Além das recomendações expedidas, entre elas a do MP-Procon aos bancos e lotéricas, no dia 6 de abril, com validade para todo o Estado, os promotores de Justiça têm reforçado a importância dessa medida também para contenção de filas em restaurantes populares, supermercados e outros serviços. O MPPB também tem se unido a outros ramos do MP para a efetivação das medidas para evitar aglomerações de pessoas, inclusive, recomendando o acolhimento de pessoas em situação de rua. Veja algumas delas:

Promotoria de Ingá recomenda medidas para evitar aglomerações em agências bancárias de quatro municípios

MPPB recomenda medidas para evitar contágio da covid-19 em bancos, lotéricas e correspondentes

A pedido do MPF, MPT e MPPB, Famup orientará gestores a adotarem medidas de prevenção de aglomerações em agências da Caixa

MPPB recomenda que Município de Cabedelo não flexibilize isolamento e mantenha comércio fechado

MP consegue na Justiça suspensão da abertura de bares e restaurantes de Sousa

Promotoria recomenda que secretaria dê suporte a pessoas na solicitação do auxílio emergencial, em CG

Promotoria recomenda prorrogação da suspensão de atos religiosos presenciais em Bayeux

Ação do MPPB: Justiça determina que PMJP ofereça 400 vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua

Secretarias devem ajudar pessoas a solicitarem auxílio emergencial, em Caaporã e Pitimbu

MPPB faz recomendação para funcionamento de Restaurante Popular de Santa Rita

Covid-19: MPPB cobra de gestores novas medidas para reduzir filas em restaurantes populares

Covid-19: MPF, MPT e MPPB recomendam que prefeito de CG prorrogue medidas de restrição ao comércio

CAO Cidadania emite nota técnica sobre restaurantes populares

MPPB instaura procedimento investigatório criminal contra prefeito que teria promovido aglomeração durante pandemia de covid-19

Covid-19: MP-Procon monitora medidas adotadas por bancos e lotéricas para evitar aglomeração

Comentários