• 13/02/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Covid-19 pode ser agravada por hipertensão e doenças cardíacas, diz especialista

Covid-19 pode ser agravada por hipertensão e doenças cardíacas, diz especialista

Hipertensos e cardíacos devem redobrar os cuidados para evitar contaminação pela Covid-19. O alerta é do cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, perante o aumento de casos da doença na Paraíba.

Valério ressalta que hipertensão e doenças cardíacas aumentam os riscos de que as pessoas tenham forma grave da Covid-19. “A doença pode ser um fator que piora uma doença cardíaca preexistente, mas também é o gatilho para o surgimento de uma enfermidade no peito em cerca de 12% dos pacientes. O coronavírus pode danificar o coração de várias maneiras e por caminhos diferentes”, afirma.

Conforme o cardiologista, no músculo cardíaco, o vírus Sars-CoV-2 tem uma ação direta e indireta. Em primeiro lugar, o patógeno pode se alojar ali e devastar as células do órgão; em segundo, o contágio gera uma resposta desmedida do sistema imune.

“Uma vez que o organismo detecta um inimigo, ele ativa suas defesas imunológicas e passa a trabalhar para atacar as células doentes. Para realizar esse combate à inflamação, os vasos sanguíneos se dilatam com objetivo de levar mais sangue e, com ele, mais células imunológicas ao local. Assim, quando o corpo reage de maneira muito vigorosa e desenfreada, corre-se o risco de destruir tecidos saudáveis do coração e, dessa forma, prejudicar o seu funcionamento”, explica Valério Vasconcelos.

Para o cardiologista, a variante Ômicron é menos virulenta, mas a taxa de transmissibilidade é alta e chega a 4.4 em João Pessoa. Por isso, é necessário que a população fique atenta e mantenha os cuidados de prevenção. “A Covid-19 pode causar sequelas no coração, mesmo em pessoas que já se recuperaram da doença e que não estiveram hospitalizadas. Há, inclusive, cada vez mais dados que revelam algum tipo de dano no coração de pessoas que estiveram infectadas com Covid-19”, afirma Valério Vasconcelos.

O cardiologista e pesquisador lembra ainda que, desde o início da pandemia, houve muitos doentes internados em hospitais devido à Covid-19 que apresentavam algum tipo de lesão cardíaca. “Mais recentemente, reconhece-se que o mesmo está descrito em pessoas que não necessitaram ser hospitalizadas, isto é, que tiveram apenas formas leves a moderadas da doença causada pelo novo coronavírus e que não tinham doenças preexistentes”, diz.  

De acordo com Valério Vasconcelos, há risco de sequelas em todos os órgãos, inclusive no coração, mesmo após a pessoa ter a Covid-19. Ele explica que a atividade inflamatória provocada pelo vírus Sars-CoV-2 pode persistir de maneira silenciosa e com manifestação tardia, inclusive com a possibilidade de sequelas crônicas. Ou seja, certos riscos ainda permanecem.

“Por isso, quem já foi infectado pelo coronavírus e está na fase de recuperação deve ficar atento a qualquer tipo de sintoma que o corpo emite, como cansaço, palpitação, falta de ar, dor muscular, dor no peito, dor de cabeça, batimentos cardíacos irregulares, inchaço nos tornozelos e tonturas. Também deve procurar um cardiologista para que os sinais possam ser devidamente avaliados em um check-up completo”, ressalta o especialista.

Comentários