• 11/08/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

CPI vai propor indiciamento de Bolsonaro por charlatanismo

CPI vai propor indiciamento de Bolsonaro por charlatanismo

A mesa diretora da CPI da Covid decidiu nesta quarta (11) que vai propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de curandeirismo, charlatanismo, epidemia e publicidade enganosa no enfrentamento à pandemia.

Esses são as primeiras definições oficiais do que será incluído no relatório final da comissão, que será encaminhado ao Ministério Público Federal, órgão que decidirá sobre a abertura ou não dos processos. Somados, os crimes podem render pena superior a 18 anos.

A CPI tem prazo de funcionamento aprovado até o início de novembro, mas pretende entregar o relatório até setembro para aproveitar a atenção atraída pelo colegiado e não perder o "timing". 

As primeiras definições sobre crimes a serem apontados no relatório dizem respeito à defesa feita pelo presidente Bolsonaro, além de órgãos como o Ministério da Saúde, do tratamento precoce contra a covid-19. Os parlamentares entendem que o governo atuou de forma a enganar a população especialmente no início da pandemia, propondo como uma das principais soluções para a doença o uso de remédios como a cloroquina, considerada ineficaz contra covid-19 pela comunidade científica internacional e órgãos como a OMS (Organização Mundial da Saúde), e que traz ainda riscos de efeitos colaterais.  

O entendimento sobre a previsão desses crimes no relatório foi finalizado nesta quarta-feira (11), data em que foi ouvido o CEO da farmacêutica Vitamedic, Jailton Batista - a empresa aumentou seu faturamento com venda de ivermectina 29 vezes em 2020.

Comentários