• 21/08/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Dez cidades concentram maior parte de eleitores paraibanos

Dez cidades concentram maior parte de eleitores paraibanos

Dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informam que dez cidades paraibanas concentram o maior número de eleitores em todo o Estado. As cinco primeiras com o maior colégio eleitoral são: João Pessoa (571.607); Campina Grande (285.487)); Santa Rita (92.936); Bayeux (69.692) e Patos (63.697). Veja aqui a relação completa.

Ainda dentro das informações do TRE-PB, a Paraíba possui mais de 2 milhões de eleitores (2.867.655 – desconsiderando as transferências temporárias de eleitores), 68 Zonas Eleitorais e todas as cidades usarão o Sistema de Biometria. Serão utilizadas 9.946 Seções Eleitorais, funcionarão 1.755 Locais de votação e 16 mesas receptoras de justificativas de voto.

Justificativa
Os eleitores que mudaram de domicílio eleitoral ou não solicitaram à Justiça a transferência devem justificar o não exercício do voto. A justificativa pode ser feita por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição nos postos de atendimento para esse fim. 

Esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos sites do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. 

A justificativa também pode ser apresentada no cartório por meio de requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral até 60 dias após a data do pleito.
 

Comentários