• 17/01/2019
  • por Resenha Politika

Velho Chico

Eixo norte da transposição deve ser concluído neste semestre

Eixo norte da transposição deve ser concluído neste semestre

O eixo norte da transposição do Rio São Francisco deve ser concluído neste semestre. A previsão segue mantida pelo Governo Federal e a obra é parte dos investimentos de R$ 25 bilhões destinados a 114 obras hídricas do país, sendo 66 no Nordeste. Esse trecho da transposição está quase 100% concluído e vai levar água também para o Sertão da Paraíba.

As iniciativas fazem parte do Plano Nacional de Segurança Hídrica, em elaboração pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que deve ser lançado em abril deste ano. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o plano vai priorizar intervenções estruturantes e estratégicas, contemplando obras dos Estados e da União.

São  mapeadas infraestruturas como barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração, consideradas necessárias à oferta de água para abastecimento humano e o uso em atividades produtivas. O governo vai priorizar a conclusão dos empreendimentos já em andamento.

O ministério uniu os antigos Integração Nacional e das Cidades e passou a agrupar órgãos com atuação no setor hídrico, como a própria ANA e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Para o ministro Gustavo Canuto, a reestruturação permite centralizar e unificar o gerenciamento numa única instituição, fortalecendo o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

“O principal desafio será encontrar novas alternativas para garantir a segurança hídrica, tanto em quantidade e qualidade de água ofertada”, destacou a pasta, por meio de comunicado.

 

Comentários