• 10/08/2021
  • por Resenha Politika

Capital federal

Em Brasília, Roberto Bayma participa de reuniões na CNM; interesse regional dos municípios nordestinos foi a principal pauta

Em Brasília, Roberto Bayma participa de reuniões na CNM; interesse regional dos municípios nordestinos foi a principal pauta

Roberto Bayma, ex-prefeito de Bom Jesus e atual presidente da AMASP – Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba, participou nesta segunda-feira (9) e nesta terça-feira (10) de uma série de reuniões, em Brasília.

Prefeitos e representantes de associações de sete estados do nordeste do país estiveram reunidos na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), onde a discussão ficou em torno das pautas de interesse regional dos Municípios nordestinos e assuntos relacionados ao Conselho Político.

"A CNM dá um grande passo. Já que o Brasil é muito grande. Com os desdobramentos das nossas demandas, vamos ver como podemos dar andamento. Assuntos de relevância nacional, discutimos no Conselho Político, aqui estamos para as nossas demandas do Nordeste", destacou Roberto Bayma.

Entre as pautas discutidas nesta primeira reunião estão a redução da desigualdade social da região - que é uma das que mais sofre com a pobreza -, a implementação do plano de desenvolvimento do nordeste, a não aprovação do Projeto de Lei 5824/2016 - que trata da equalização de política energética com potencial renovável, e poderia significar taxação, principalmente para o nordeste, com usinas de energia eólica e solar.

Os gestores também pedem a manutenção do Banco do Nordeste.

Ao final da reunião, os gestores decidiram que os encontros deverão ser feitos a cada dois meses, com revezamento da sede regional no nordeste e com edições sendo realizadas nas dependências da CNM.

Resenha Politika com Assessoria

Comentários