• 07/01/2020
  • por Gilberto Lira

Agricultura

Em Itaporanga: João Azevêdo lança nesta quarta (8) Programa Estadual de Distribuição de Sementes

Em Itaporanga: João Azevêdo lança nesta quarta (8) Programa Estadual de Distribuição de Sementes

O governador João Azevêdo lança, nesta quarta-feira (8), em Itaporanga, no Sertão paraibano, o Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas – Safra 2020. Ao todo, serão distribuídas com pequenos e médios agricultores 335 toneladas de sementes. Com recursos do Tesouro Estadual, foram investidos na aquisição das sementes mais de R$ 3,9 milhões, beneficiando 32.870 famílias de agricultores.

O Programa Estadual de Sementes Certificadas atende a todos os municípios paraibanos, obedecendo ao período de plantio de cada região, de acordo com o zoneamento agroclimático publicado por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O secretário de Estado da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Efraim Morais, ressaltou a importância do programa de distribuição de sementes no fortalecimento da agricultura familiar. “O grande objetivo do Programa Estadual de Distribuição de Sementes é a melhoria da nossa safra 2020. Para isso, esse projeto tem investimentos em torno dos quatro milhões de reais, abrangendo todo o Estado”, disse.

Ainda de acordo com Efraim Morais, já na sexta-feira (10) as regionais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) do Sertão, Cariri e Curimataú estarão abastecidas com sementes de feijão, milho e sorgo. “Essas são as regiões em que o inverno chegará primeiro, e o Governo já colocou essas sementes à disposição do agricultor paraibano”, comentou.

O Programa – Além de garantir qualidade na safra, o Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas – Safra 2020 tem como objetivo aumentar a produção e a renda do agricultor familiar, garantindo segurança alimentar e nutricional das famílias paraibanas.

As sementes têm elevado potencial genético, com cultivares de subsistência e produção de forragens, oferecendo maior resistência contra plantas daninhas, doença e pragas do solo, entre outros benefícios.
Ao todo, serão distribuídas 150 toneladas de milho, 145 toneladas de sementes de feijão e 40 de sorgo. Os investimentos totalizam R$ 3.984.500, beneficiando 32.870 famílias de agricultores em toda a Paraíba. Os recursos são oriundos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep).

Outras ações – Na mesma solenidade, o governador João Azevêdo ainda entrega a pavimentação de diversas ruas de Itaporanga e de 150 escrituras de unidades habitacionais no bairro Chagas Soares.

À tarde, o chefe do Executivo visita o município de São José do Bonfim, onde, às 15h, entrega a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Lourdes Meira. Às 16h30, no município de São José de Espinharas, participa da solenidade de entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gomes de Sousa Costa.

Comentários