• 06/05/2021
  • por Corsino Neto

Opinião

Em Patos, Chica Motta, Ramonilson, Érico, Joubert e Zé Gonçalves são os nomes postos para ALPB - por Corsino Neto

Em Patos, Chica Motta, Ramonilson, Érico, Joubert e Zé Gonçalves são os nomes postos para ALPB - por Corsino Neto

Há um ano do início das pré-campanhas de 2022, 05 (cinco) nomes já estão postos em Patos para disputa de Deputado Estadual:

Francisca Motta (Republicanos): 

A ex-deputada por 05 mandatos (1995-2012) e ex-prefeita de Patos (2013-2016) Francisca Motta encabeça a lista dos nomes que podem vir a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022.

Francisca conta com o apoio do Prefeito de Patos Nabor Wanderley e do Deputado Federal Hugo Motta, bem como com uma forte base política na região do espinharas; base esta que apoiou Nabor enquanto era deputado, mas que também já foi sua até o ano de 2012.

Nas pesquisas internas realizadas até agora, bem como em enquetes e consultas populares, Francisca Motta aparece como principal preferência do eleitorado patoense.

Ramonilson Alves (Patriotas): 

O ex-juiz e atual advogado Ramonilson Alves vinha em silêncio desde a eleição de novembro de 2020, quando perdeu para o atual prefeito Nabor Wanderley, mas alcançou a expressiva votação de mais de 20.000 votos em Patos.

Nos últimos dias, depois de muitas cobranças para que assumisse o espaço de legítimo líder da oposição, o Dr. Ramonilson reapareceu publicamente e fez duras críticas à gestão de Nabor. 

Em razão disso, aumentou substancialmente o número de pessoas que defendem uma candidatura sua a deputado estadual pela oposição, até porque, até o seu reaparecimento, a oposição em Patos (que conta com um grande espólio eleitoral) estava acéfala.

Dr. Érico (Cidadania):

Em 2018 o grupo Motta iniciava a recuperação política em decorrência do revés sofrido em 2016 e o então prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley já contava com um enorme desgaste político em sua gestão.

Neste cenário apareceu o Dr. Érico: médico simpático, simples, com serviços prestados na área da saúde pública e vítima de uma situação partidária que não lhe permitiu ser candidato anteriormente; todos estes elementos reunidos lhe deram o mandato de deputado estadual na eleição de 2018.

Contudo, iniciado o mandato, Érico se distanciou das bases e dedicou-se a discussões de cunho estadual, sendo mais presente em João Pessoa do que em Patos. Na crise sanitária do COVID-19, muitos patoenses esperavam uma atuação mais firme do “DR”, todavia, ele também não “chegou junto”.

Na eleição de 2020, contrariando o seu partido, Dr. Érico apoiou o candidato que perdeu (Juiz Ramonilson), o que fez com que o atual deputado saísse menor das eleições. Em 2022 Érico vai precisar se reinventar para alcançar à reeleição, pois, atualmente, é o terceiro nas pesquisas de opinião pública, perdendo preferência até para o próprio Ramonilson.

Umberto Joubert (Democratas):

Dr. Joubert, médico, também com serviços prestados na área da saúde, foi candidato a vice prefeito na chapa de Ramonilson Alves em 2020, tendo aberto mão de sua pretensão principal para tentar fortalecer o projeto de oposição em Patos.

Com a derrota nas urnas, Joubert voltou a exercer a medicina e lecionar, bem como afastou-se politicamente de Ramonilson, demonstrando que aquela aliança foi pontual.

Neste ano de 2021 o nome de Dr. Joubert surge como provável candidato à Assembleia Legislativa, porém, é bom dizer, mais pela força do irmão Umberto Jeferson (que é prefeito bem avaliado em São Mamede) e líder na região do Sabugi do que propriamente em razão da cidade de Patos, notadamente pelo discurso que Joubert implementou: “só falo em política em 2022”.

Zé Gonçalves (PT):

Sindicalista atuante e também vereador na cidade Patos, o nome de José Gonçalves é ventilado para deputado estadual como representante da esquerda.

Zé exerce forte influência no SINFEMP (maior sindicato de servidores públicos de Patos, que abarca diversas outras cidades) e na CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), o que pode favorecer sua inserção em outros municípios da região. 

Contudo, muitos dizem que José Gonçalves ainda precisa do aval de Lenildo Morais para ser candidato.

Comentários