• 17/08/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba sabatinam candidatos a governador

Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba sabatinam candidatos a governador

O Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CEAU-CAU/PB), formado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento da Paraíba (IAB.pb) e pelo Sindicato dos Arquitetos da Paraíba (SINDARQ-PB) realiza, dentro do Seminário Paraibano de Política Urbana, o evento “Candidatos Debatem a Cidade”.

O primeiro candidato ao Governo da Paraíba a participar do evento, de acordo com sorteio realizado pelo colegiado, seria o candidato João Azevedo (PSB), mas por uma impossibilidade na agenda do candidato, sua participação foi reagendada e o candidato que abrirá o evento será José Maranhão (MDB). O evento acontecerá às 19h na sede do IAB.pb, localizada no Largo São Frei Pedro Gonçalves, 02, Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa (casa verde ao lado do Hotel Globo).

 

Interatividade - Os interessados poderão enviar perguntas pelas redes sociais do CAU/PB (as perguntas devem ser enviadas pelos comentários desta postagem no Facebook,  Instagram e site do conselho). As perguntas serão impressas e colocadas em uma urna. No dia do evento, três perguntas dos internautas serão sorteadas para serem respondidas pelo candidato.

Dando seguimento à ordem do sorteio, a participação dos candidatos continuará no dia 03 de setembro com Tárcio Teixeira (PSOL); dia 11 de setembro com Lucélio Cartaxo (PV) e dia 13 de setembro com João Azevedo (PSB).

Cada candidato debaterá um dos temas a seguir, que será sorteado no dia do encontro:

TERRITÓRIOS TRADICIONAIS, CULTURAIS, CENTROS HISTÓRICOS E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Respeito, investimento e preservação de territórios de povos tradicionais como terras indígenas, territórios quilombolas e de atividades culturais em áreas urbanas, além de explorar as diversas abordagens da participação das pessoas na construção das cidades, desde as arenas institucionais e suas limitações/fragilidades a outras formas de participação e debate, como os coletivos urbanos.

TERRITÓRIOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CIDADES PEQUENAS, MÉDIAS, RIBEIRINHAS E DE FRONTEIRAS: Nova agenda urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Amazônia, APPs em áreas urbanas, das regiões de florestas e pantanal, da preservação das bacias hidrográficas e do controle de fronteiras.

COMPLEXOS TERRITORIAIS: Principais abordagens: urbanização de favelas/ocupações informais, segurança pública, geração de emprego e renda, política de drogas e investimentos em infraestrutura.

TERRITÓRIOS METROPOLITANOS E PRODUTIVOS: Governança, funções e instrumentos metropolitanos, relação com as cidades que compõem a metrópole, densidade populacional e oportunidades de trabalho e ocupação geradora de renda.

ESTRUTURAÇÃO URBANA: HABITAÇÃO SOCIAL, MOBILIDADE E USO DO SOLO: Distribuição da ocupação do espaço urbano, a aproximação da moradia com o trabalho, mobilidade, o uso social e o acesso à terra urbana, densidade urbana e a promoção qualidade de vida nas áreas urbanizadas.

Os debates acontecerão sempre às 19h na sede do IAB.pb. o evento será aberto ao público e promoverá mais um momento para a sociedade, os profissionais e as entidades ligadas à Arquitetura e Urbanismo se manifestarem assertivamente pela temática do direito à cidade, garantindo o compromisso de desenvolvimento de políticas públicas no estado da Paraíba.

Seminário Paraibano de Política Urbana - O evento paraibano foi desenvolvido nos moldes do “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, realizado na cidade de São Paulo nos dias 03 e 04 de julho, cujo objetivo foi realizar uma mobilização política dos arquitetos e urbanistas para transformar a qualidade de vida da população.  O evento nacional foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), pela Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo CAU/SP.

Em João Pessoa, o “Seminário Paraibano de Política Urbana” acontecerá entre os dias 19 e 20 de novembro, em João Pessoa. Serão debatidos temas urgentes e inerentes às cidades, trazendo os desafios da gestão urbana e as possíveis ferramentas e estratégias de atuação para a melhoria da qualidade de vida nas urbes.

Assim como no Seminário Nacional de Política Urbana, o Seminário Paraibano elaborará uma carta compromisso dos Arquitetos e Urbanistas ao futuro governador eleito em 2018, em defesa do Direito à Cidade. 

Comentários