• 08/08/2018
  • por Resenha Politika

Educação

Escola Estadual de Cajazeiras é indicada para Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Escola Estadual de Cajazeiras é indicada para Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A Escola Estadual Dom Moisés Coelho, da cidade de Cajazeiras, uma das vencedoras do prêmio estadual Afrafep de Educação Fiscal, é a única instituição pública de educação básica da Paraíba indicada para concorrer ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal da FEBRAFITE (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais).

Os outros dois projetos indicados ao prêmio nacional são de professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os três projetos foram os vencedores do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ da edição 2018, que premia anualmente os melhores projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica e de universidades públicas do Estado da Paraíba.

A solenidade com a premiação dos projetos vencedores da etapa estadual será realizada no auditório do Colégio Liceu Paraibano, no dia 29 de agosto, às 10h.  Já a premiação dos vencedores da etapa nacional acontecerá no dia 28 de novembro, em Brasília.

Projetos vencedores da etapa estadual – Os três projetos vencedores do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal trataram de temáticas sobre orçamento público; política tributária e de educação fiscal. A Escola Estadual Dom Moisés Coelho, do município de Cajazeiras, foi premiada com o projeto “Educação Fiscal - Uma jogada de cidadania”. Em Campina Grande, foram premiados dois projetos de ensino superior intitulados: “Projeto: Teorias e práticas sobre orçamento público e democrático” da UFCG; e “Política tributária do município de Campina Grande” também da UFCG. 

Intervenção pedagógica – O projeto da Escola Estadual Dom Moisés Coelho focou em estimular os alunos a pensar criticamente e exigir os seus direitos na formação como foco do Projeto de Intervenção Pedagógica. As ações pontuais e construtivas do projeto “Educação Fiscal - Uma jogada de cidadania” buscaram evidenciar que ao perpetuar ideias que já estão estereotipadas em nosso meio não irá mudar e promover um Brasil melhor.

O projeto Educação Fiscal tem por objetivo principal desenvolver novas práticas pedagógicas dentro da escola, resgatando iniciativas dos professores envolvidos em sala de aula, ao exercitar a produção e a interpretação de textos, como também as operações fundamentais da matemática como: adição, subtração, multiplicação e divisão, através de ações interdisciplinares e mobilização da comunidade escolar para a sensibilização e fiscalização do bem público.

Parceiros do Prêmio - O ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, que é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba e do Sicoob Creds, conta com órgãos parceiros do Programa de Educação Fiscal do Estado: Receita Estadual, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Administração Fazendária da Receita Federal (ESAF); Sindifisco-PB; Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Delegacia da Receita Federal em João Pessoa e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB). Representantes dessas entidades formaram a Comissão Julgadora do Concurso.

Comentários