• 01/08/2021
  • por Resenha Politika

Decreto

Escolas e universidades privadas do Ceará retomam aulas presenciais a partir desta segunda, 2

Escolas e universidades privadas do Ceará retomam aulas presenciais a partir desta segunda, 2

Estudantes do ensino básico da rede privada do Ceará retornam às salas de aula nesta segunda-feira, 2, após o recesso de julho. O decreto do Governo do Estado autoriza as instituições a operar com até 50% da capacidade das turmas, desde que também ofereçam a opção de aulas remotas para os estudantes que ainda não se sentem seguros com o retorno.

As escolas particulares ganharam liberação para funcionar ainda em abril, inicialmente no ensino infantil, depois nas modalidades fundamental e médio. Em junho, o governador Camilo Santana também autorizou a volta das aulas na rede pública e nas instituições de ensino superior, que estão funcionando exclusivamente à distância desde o começo da pandemia.

Apesar da liberação, as escolas da rede estadual vão retomar as atividades de forma online entre esta segunda-feira e a próxima sexta, 6, segundo informou a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Durante a semana, estudantes, pais, professores e gestores escolares devem discutir estratégias para a volta presencial. A pasta avalia implantar o modelo híbrido (aulas presenciais e remotas) já neste mês, mas pretende tomar a decisão de forma conjunta com o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) e entidades representativas da classe estudantil.

Em nota enviada ao O POVO, a Seduc afirma que o retorno às salas de aulas está condicionado a uma consulta à comunidade escolar e que cada escola terá autonomia para definir o modelo de ensino mais adequado no momento. “A Secretaria da Educação continua trabalhando para as escolas públicas estaduais de Ensino Médio começarem o segundo semestre letivo no mês de agosto, com um processo de transição que contará com a realização da Semana Pedagógica, do Acolhimento aos alunos e seus familiares e uma Consulta à Comunidade Escolar sobre retorno ao modelo híbrido, seguindo a portaria que estabelece as normas para a retomada gradual, respeitosa, dialogada e segura. As escolas estaduais que optarem pelo retorno ao formato híbrido terão autonomia para essa medida”, diz trecho da nota. No total, a rede é composta por 731 unidades de ensino e conta com mais de 400 mil estudantes matriculados.

No ensino superior, o reencontro dos estudantes com as salas de aula também deve ser adiado. Levantamento do O POVO constatou que das sete instituições públicas, nessa modalidade, no Estado, apenas a Universidade Federal do Ceará (UFC) planeja o retorno das atividades presenciais, mas a volta só está programada para o dia 27 de setembro. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca) vão seguir com aulas remotas até o fim deste ano.

Já na rede privada, as instituições ajustam os últimos detalhes para recepcionar os alunos ainda este mês. O POVO ouviu 10 faculdades e centros universitários, sete na Capital e três no Interior. Todos confirmaram a volta das aulas em formato híbrido ou totalmente presencial para agosto. Na Unifor e Uni7, em Fortaleza, o retorno será a partir desta segunda, 2, mas com opção de aulas à distância para os estudantes que não quiserem voltar às salas neste momento. A UniFanor, Unichristus, Faculdade Ari de Sá, Estácio e Centro Universitário Farias Brito não confirmaram data de retorno, mas disseram que as aulas voltam até o fim do mês.

Em Juazeiro do Norte, maior polo universitário do interior cearense, os Centros Universitários UniLeão, UniJuazeiro e UniFap também se preparam para receber os estudantes nos próximos dias. No primeiro, o retorno está programado para o próximo dia 16, enquanto nos demais deve ocorrer a partir da segunda semana de agosto. As aulas serão ministradas em formato híbrido, com dias alternados de atividades presenciais e online. Cada instituição tem autonomia para definir regras sobre o retorno, desde que obedeçam às disposições do decreto governamental.

Rede municipal

Mesmo com a autorização para a volta às aulas neste mês, o retorno dos estudantes da rede municipal de Fortaleza às escolas está previsto apenas para o dia oito de setembro, e de forma escalonada, começando com as turmas da educação infantil e depois avançando para outras séries do ensino fundamental I e II. A Secretaria Municipal de Educação (SME) prevê que todas as turmas tenham aula em formato híbrido entre o fim deste mês e o início de outubro. Os alunos estão afastados da sala de aula desde março de 2020.

Na rede privada, a maioria dos estabelecimentos de ensino retomam suas atividades nesta segunda, 2. Segundo o censo escolar, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Capital cearense conta com 709 escolas particulares e mais de 190 mil estudantes com matrícula ativa.

A volta dos alunos às instituições de ensino deve impactar no trânsito da cidade. Com o retorno às atividades, é esperado também aumento significativo no fluxo de veículos, especialmente nas proximidades das escolas e em horários de começo e fim do expediente escolar. Para evitar congestionamentos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou, por meio de nota, que irá reforçar a operação de trânsito no entorno dos colégios localizados em vias de maior movimentação. Disse ainda que planeja, ao longo dos próximos dias, promover ações educativas e de conscientização específicas para pais e alunos.

O Povo

Comentários