• 11/07/2019
  • por Resenha Politika

Investimentos

“Estaleiro vai transformar a região”, afirma presidente da Companhia Docas da Paraíba em viagem à China

“Estaleiro vai transformar a região”, afirma presidente da Companhia Docas da Paraíba em viagem à China

A comitiva paraibana está nos seus últimos dias na China e nesta semana o grupo conheceu um dos maiores estaleiros de reparação do mundo, que é administrado pela IMC-YY, mesma empresa que pretende construir um equipamento semelhante na região entre Cabedelo e Lucena. Nas palavras da presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, o estaleiro “é impressionante”.
 

“Por um lado, ouvimos os números, escutamos os benefícios para a região, estudamos parcerias e prospectamos negócios. Por outro lado, estamos presenciando todo o potencial de um estaleiro. Não há dúvidas de que essa obra transformará a realidade de Cabedelo e Lucena”, avaliou Gilmara Temóteo. Segundo a estimativa, o novo equipamento deverá injetar R$ 3,5 bilhões na economia do estado durante a construção e gerar seis mil empregos.
Ainda em Zhoushan, sede do estaleiro da IMC-YY, a delegação conheceu o funcionamento do porto de Ningbo, um dos maiores do mundo, e esteve em uma maratona de reuniões e encontros com autoridades e empresários.

 

“Na terça estivemos na Hailisheng, que desenvolveu, ao longo de muitos anos, uma grande cadeia de produtos derivados de matéria prima vindas do fundo do mar. Já na quarta conhecemos a Chint, uma empresa que já tem escritório em São Paulo e é líder no desenvolvimento de energias renováveis”, detalhou a presidente da Docas-PB. Ela avaliou ambas reuniões como positivas, já que ampliaram o entendimento sobre as potencialidades das empresas chinesas.
 

O grupo ainda teve compromissos no mercado de importados de livre comércio de Zhoushan, na maior empresa de alimentos para turistas da região e no mercado de peixe e artesanato de Zhoushan. Finalizando a agenda da terça, a delegação da #MissãoChina teve uma reunião com os líderes de Putuo, um distrito da cidade de Zhoushan. Foram discutidas oportunidades de cooperação e aberto o caminho para realização de projetos na área turística, agrícola, da maricultura, educação e infraestrutura.

Comentários