• 14/05/2019
  • por Resenha Politika

Eleições

Famup acompanha decisão do Conselho Político da CNM e se posiciona pela unificação das eleições

Famup acompanha decisão do Conselho Político da CNM e se posiciona pela unificação das eleições

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, participou da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira (14), durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios, em Minas Gerais. Entre os temas abordados durante o encontro, também esteve a unificação das eleições, através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 56/2019). O Conselho se posicionou favorável a realização de eleições gerais a cada quatro anos. A decisão foi por unanimidade.

“A Famup já fechou posicionamento sobre o tema. Mais de 90% dos prefeitos paraibanos defendem a eleição unificada e motivos para isso não faltam. Teremos redução nos custos das eleições, em seu aspecto operacional, pois a organização do pleito ficaria mais barata aos cofres da Justiça Eleitoral e, além disso, não teríamos a paralisação das gestões a cada dois anos”, argumentou.

A PEC, de iniciativa do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), cancela o pleito de 2020 e os brasileiros iriam às urnas dois anos depois para votar para presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador. O autor da proposta afirma que a unificação das eleições já em 2022 vai gerar economia de R$ 1 bilhão.

Durante o encontro, representantes de prefeitos de todo País debateram temas que fazem parte da pauta municipalista, como Nova Previdência, apoio às Frentes Parlamentares no Congresso Nacional, repasse de recursos e programas federais.

Comentários