• 29/01/2020
  • por Resenha Politika

ATÉ 30 DE ABRIL

Famup alerta para prazo de realização das Conferências de Políticas Públicas para Mulheres

Famup alerta para prazo de realização das Conferências de Políticas Públicas para Mulheres

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) alerta os municípios sobre o prazo de realização das Conferências Municipais e Intermunicipais de Políticas Públicas para Mulheres, que se encerra no dia 30 de abril. Essa é a etapa que antecede a participação na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com o tema “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”.
 
A Conferência estadual será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), e contará com o apoio da Famup. A Conferência tem como foco ampliar a execução de políticas públicas, enfrentamento de todas as formas de violências, inclusão no trabalho e autonomia social, econômica, política e cultural.
 
Após as etapas municipais, os gestores terão 15 dias para envio de relatórios e lista de delegadas eleitas. No total, mais de 400 delegadas deverão participar do processo. O regimento está disponível aqui: https://bit.ly/371cmz5
 
A conferência, além de analisar a ação dos movimentos de mulheres e feminista e a política pública para as mulheres no âmbito estadual, também vai estabelecer as diretrizes para implementação do Sistema Nacional de Políticas para Mulheres (Sinapom), além de propor a criação do Fundo Estadual de Políticas para Mulheres, e apresentação do balanço do monitoramento e acompanhamento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
 
Etapas - No final da etapa estadual, serão eleitas as 60 delegadas da sociedade civil e governamental, que representarão a Paraíba na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, de 24 a 27 de novembro deste ano, em Brasília. De acordo com regimento do evento, os municípios deverão propor as etapas por meio de decreto ou documento normativo e encaminhar para comissão da organização estadual e nacional.
 
Vale destacar ainda que quando a conferência for convocada pela sociedade civil deverá ser feita por três ou mais organizações dos movimentos feministas e de mulheres. As entidades devem comprovar que funcionam há mais de dois anos e a convocação deve ser amplamente divulgada pela mídia.

Comentários