• 01/09/2020
  • por Resenha Politika

Internet

Famup participa de reunião com Conselho de Educação da CNM para debater retorno às aulas

Famup participa de reunião com Conselho de Educação da CNM para debater retorno às aulas

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou nesta segunda-feira (31), de uma reunião com o Conselho de Educação da Confederação Nacional dos de Municípios (CNM) para debater a educação no país e o retorno às aulas nesse cenário de pandemia do novo coronavírus. O debate foi realizado após pedido dos presidentes de entidades municipalistas estaduais e gestores municipais que têm se deparado com pressão por partida população (redes de ensino, profissionais da área e de outros setores). A reunião aconteceu por meio da plataforma Zoom.
 
O presidente da Famup, George Coelho, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos municípios paraibanos nesse processo de retomada para o setor da educação. “Nossos municípios não possuem estrutura para retornar às aulas, pelo menos não neste momento. Em alguns dos nossos municípios a maioria dos docentes são pessoas que se enquadram, de algum modo, no grupo de risco e que não podem retornar ao trabalho. Então os municípios teriam condições de contratar novos professores?”, convidou os demais a reflexão.
 
O receio dessa retomada para educação é uma preocupação para gestores municipais em outros estados do Nordeste brasileiro também, isso porque, assim como na Paraíba, não há um controle concreto da propagação da doença. “Outro ponto que levantamos durante a reunião é que as cidades não possuem tecnologia e condição financeira para driblar os desafios que podem surgir ao retornar às aulas”, frisou George.
 
Outra questão levantada pelo presidente da Famup durante o encontro virtual foi o valor que o Governo Federal está sinalizando para liberação e auxiliar no retorno às aulas, que se apresenta incompatível com a realidade de manter a segurança de todos os envolvidos quando se fala em educação. “Nos próximos dois, três meses não conseguimos ver com muita segurança a volta às aulas ainda neste ano de 2020”, finalizou o presidente da Famup.
 
Medidas Protetivas- Ainda durante o encontro, o setor técnico de Educação da CNM ressaltou algumas medidas de segurança sanitária precisam ser adotadas para que a retomada das aulas de forma presencial seja uma realidade. A consultora da CNM, Selma Maquine afirmou que “a decisão [de reabertura] depende basicamente do contexto social e epidemiológico de cada Município e cada Estado”.
 
Fundeb - Além das questões que envolvem o retorno às aulas, também foi conversado com os representantes de municípios dos estados brasileiros sobre a aprovação do novo Fundeb, apresentando valores, forma de redistribuição dos recursos e pontos que precisam ser aperfeiçoados na regulamentação do Fundo.

Comentários