• 14/11/2021
  • por Resenha Politika

Imunização

Fiocruz alerta para diminuição da procura da 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Fiocruz alerta para diminuição da procura da 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que houve diminuição na procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil desde o mês de setembro. De acordo com a fundação, notou-se que, a partir de outubro, o crescimento tem sido constante e próximo de zero, variando, num intervalo de 25 dias, entre 71,03 e 73,27%. Os dados constam no Boletim Observatório Covid-19.   

A estimativa se refere à população total, já que as crianças não estão incluídas nos critérios de elegibilidade para a vacinação.

Para acelerar a imunização com a primeira dose, a Fiocruz recomenda que sejam adotadas novas estratégias, além da exigência do chamado “passaporte vacinal”.

A fundação também chama a atenção para o aumento de casos e óbitos por Covid-19 na Europa e na Ásia Central, mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados. Os casos graves da doença têm se concentrado entre grupos não vacinados, especialmente em países com baixa cobertura vacinal.

Diante deste novo cenário, pesquisadores colocam em pauta o debate sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil e ressalta a desaceleração do ritmo de vacinação de primeira dose contra a Covid-19 no Brasil.

Comentários