• 09/04/2021
  • por Resenha Politika

Imunizantes

Fiocruz começa a produzir insumo de vacinas em agosto, diz Queiroga

Fiocruz começa a produzir insumo de vacinas em agosto, diz Queiroga

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo essencial para a fabricação de vacinas contra a Covid-19, a partir de agosto, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em visita à instituição nesta sexta-feira (9), Queiroga celebrou a parceria da pasta com a Fiocruz para a produção de imunizantes no país.

"Podemos avançar e avançar mais [na campanha de vacinação], mas isso requer termos mais vacinas", disse o ministro. "Há uma carência de vacinas no mercado internacional. Hoje, eu vi aqui a produção do IFA nacional. Em breve, acredito que em agosto, já tenhamos IFA produzido na Fiocruz, o que representa uma conquista excepcional", afirmou.

Com a autonomia da produção do IFA no Brasil, Queiroga destacou que não será mais necessário a importação do insumo para a Fiocruz produzir vacinas. Em São Paulo, o Instituto Butantan paralisou a produção da Coronavac por falta de IFA, enviado da China.

"Esse sonho hoje vira realidade. A as vacinas [da Fiocruz] já começaram a ser distribuídas anteriormente, e agora esse ritmo começa aumentar. Para terem ideia, 4,4 milhões de doses foram entregues essa semana em menos de 24 horas", disse Queiroga.

CNN Brasil

Comentários