• 10/09/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Fux assume presidência do STF e defende 'avanços' da Lava Jato

Fux assume presidência do STF e defende 'avanços' da Lava Jato

O ministro Luiz Fux tomou posse nesta quinta-feira (10) da Presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) para um mandato de dois anos à frente da Corte, substituindo o ministro Dias Toffoli. Fux deixa a vice-presidência do Supremo, cargo que passa a ser ocupado pela ministra Rosa Weber.

Após tomar posse, Fux discursou por cerca de 50 minutos e falou sobre diretrizes de sua gestão à frente da Corte. Um dos principais tópicos abordados foi a defesa de operações de combate à corrupção, com a Lava Jato.

"Não admitiremos qualquer recuo no enfrentamento à criminalidade organizada, da lavagem de dinheiro e da corrupção", disse. "Não permitiremos que se obstruam os avanços que a sociedade brasileira conquistou nos últimos anos em razão das exitosas operações de combate à corrupão, todas autorizadas pelo Judiciário Brasileiro, como ocorreu no mensalão e com a Operação Lava Jato".

Como presidente do STF, caberá a Fux, entre outras coisas, definir a pauta de julgamentos. É esperado que temas como o meio ambiente tenham destaque, além dos ligados à defesa da Operação Lava Jato.

R7

Comentários