• 21/12/2017
  • por Resenha Politika

Globo destaca Campina Grande como exemplo de gestão e Baía da Traição como tragédia nacional - Por Gilberto Lira

Globo destaca Campina Grande como exemplo de gestão e Baía da Traição como tragédia nacional - Por Gilberto Lira


Chegou para milhares de prefeituras em todo o país a conta pela era dos gastos descontrolados. Uma ampla maioria de municípios brasileiros não tem como pagar as inchadas folhas de funcionários e nem sabe como conseguir dinheiro.




 

Sobre pontos positivos, outra cidade da Paraíba foi citada como exemplo de gestão, mas apresentando peculiaridades. Campina Grande mostra que é melhor em saneamento básico, com constatações de vários avanços administrativos.

São milhares de prefeituras em apuros para pagar os salários dos funcionários públicos, e os prefeitos têm motivo para estar pessimistas: com a queda na arrecadação do governo federal, o repasse do fundo de participação dos municípios, que é a única fonte de receita para a maioria deles, deve continuar em queda.

Essa é a ressaca depois de anos de gastos descontrolados com a folha de pagamento, que nos últimos 20 anos subiu no governo federal, nos estaduais e ainda mais nas administrações municipais.

Para resolver o problema do estrangulamento financeiro, ao invés de cortar gastos, os municípios bateram na porta do governo federal atrás de mais dinheiro.

Por Gilberto Lira - Resenha Politika

 

Comentários