• 07/04/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Governadores do Nordeste ameaçam ir ao STF para garantir importação da Sputnik V

Governadores do Nordeste ameaçam ir ao STF para garantir importação da Sputnik V

Governadores do Nordeste ouvidos pela CNNafirmaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso não tenham autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar a vacina russa Sputnik até a próxima semana. Nessa terça-feira (6), diretores da Anvisa e governadores tiveram uma longa reunião, mas a importação não ficou decidida. "Foi uma reunião péssima. Todo mundo na expectativa para anunciar importação e vieram com um 'mar de dificuldades'. O papel deles é apenas de checar a documentação. Temos 10 milhões de pessoas imunizadas no mundo com a Sputnik. E a Anvisa fica catimbando, fazendo cera", afirmou irritado, à CNN, o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Os governadores argumentam que a lei aprovada no Congresso no mês passado sobre a compra de vacinas prevê prazo mínimo de 7 dias para uma resposta da agência. O mesmo texto também aponta o prazo de 31 dias caso faltem informações que dependam de órgãos internacionais.
"A legislação é clara e aborda a imediata autorização de importação da vacina Sputnik. Não podemos mais esperar, é inacreditável a demora da Anvisa. Por isso, deixa o Brasil no fim da fila", afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Comentários