• 01/05/2020
  • por Resenha Politika

Pandemia

Governadores do Nordeste criam 'brigada' contra a COVID-19

Governadores do Nordeste criam 'brigada' contra a COVID-19

Governadores da região Nordeste do país criaram uma espécie de "brigada" contra o avanço da COVID-19. O projeto pretende colocar quase 15 mil pessoas treinadas para ajudar no atendimento preventivo contra o novo coronavírus. O neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador do Consórcio Nordeste, explicou à CNN como funcionará a ação, uma estratégia do comitê científico contra a COVID-19. 

"A ideia é que a gente use uma monitoria digital via aplicativo. Através dele vamos monitorar o estado clínico das pessoas a partir de uma sala de situação, que está sendo inaugurada neste momento. Vamos usar os recursos que já existem, médicos da família, profissionais da saúde da região acoplada por médicos brasileiros e estrangeiros, que estão em processo de regularização do certificado no país. Esses médicos, junto com seus supervisores, iriam direto no local onde o vírus nos ataca", explica. 

Nicolelis disse ainda que as estratégias abrirão um "leque de oportunidades" para outras pesquisas sobre a doença. "Junto com o distanciamento social, que não pode ser afrouxado de jeito nenhum, o objetivo é reduzir a sobrecarga dos nossos hospitais e das UTIs. Nossos médicos estão sendo afogados."

"Nós estamos coletando dados aqui no Nordeste que ninguém tem. A estratégia vai nos permitir em tempo real fazer ainda mais pesquisas. Nós agora sabemos onde o inimigo está e sabemos qual é o alvo. Precisamos dialogar com a sociedade para mostrar a realidade, não queremos só mostrar notícias ruins. Se as pessoas entenderem a realidade, fica mais fácil de reforçar a importância do isolamento social."

CNN

Comentários