• 21/08/2018
  • por Resenha Politika

Investimentos

Governo assina novo contrato com a Motorola Solutions para ampliar sistema de radiocomunicação da Segurança

Governo assina novo contrato com a Motorola Solutions para ampliar sistema de radiocomunicação da Segurança

O Governo do Estado e a Motorola Solutions assinaram, nesta terça-feira (21), um contrato para a aquisição de novos equipamentos de radiocomunicação digital para ampliar o sistema de comunicação das Forças de Segurança da Paraíba. Serão adquiridos 180 aparelhos de celular especializados nesse tipo de transmissão e 100 terminais, além de outros tipos, como softwares, repetidoras e acessórios. A ação representa mais de R$ 5,8 milhões de investimento.

A solenidade foi realizada durante o Fórum de Tecnologia Aplicada à Segurança Pública, em João Pessoa, e contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, representantes da Motorola Solutions, do secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, do delegado geral da Polícia Civil, João Alves, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, e outras autoridades.

Para Ricardo Coutinho, a complementação do convênio com a Motorola Solutions traz o que há de melhor na área de tecnologia voltada para a comunicação dos profissionais de segurança pública. “Isso dará ainda mais eficiência ao trabalho das Forças de Segurança no combate à criminalidade. As polícias da Paraíba avançaram muito e o uso de novas tecnologias vem somar neste avanço positivo. O Governo está promovendo uma maior convergência entre as polícias, investindo em equipamentos e melhorando a estrutura, com o objetivo de servir de forma ainda mais eficiente à sociedade”, frisou.

Mais de R$ 33 milhões estão sendo investidos, no total, para a implementação do sistema de radiocomunicação digital na Paraíba, incluindo 47 sítios de repetição para levar sinal claro e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

 

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, comentou que este momento representa mais um passo para o avanço do Sistema de Radiocomunicação no Estado.

“Esse tipo de comunicação atende a todas as Forças de Segurança da Paraíba e amplia as perspectivas de comunicação, possibilitando um melhor tempo resposta das ocorrências. Hoje temos tecnologia de ponta, o que há de mais moderno em termos de comunicação na área de segurança”, afirmou.

 

A aquisição do material, incluindo LTE 4G tático integrado à rede TETRA, permite envio de dados multimídia, como vídeos, além de mapas com planejamento de ações em tempo real, e faz com que o estado esteja entre os mais avançados do mundo no que se refere a sistemas de comunicação.

 

Os equipamentos ainda contam com o aplicativo WAVE, que permite integração entre celulares, rádios e computadores, um sistema de gerenciamento e atualização de terminais que estão em viaturas e na mão dos agentes de segurança pública. Também estarão inclusos acessórios para maior eficiência no uso dos dispositivos na rotina dos socorristas.

“Estamos celebrando mais uma etapa da modernização da comunicação voltada para o trabalho das Forças de Segurança da Paraíba. Atualmente, a maioria do Estado está coberto com o Sistema Tetra e agora vamos fornecer tecnologia 4G, ainda mais moderna, além da rede LTE, sendo a Paraíba uma das pioneiras no uso dessas tecnologias na segurança pública”, falou o presidente da Motorola Solutions Brasil, Elton Borgonovo.

Comentários