• 12/04/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Grávida de 25 semanas passa 15 dias na UTI, supera intubação e vence Covid-19

Grávida de 25 semanas passa 15 dias na UTI, supera intubação e vence Covid-19

Hélia Herculano, de 24 anos, venceu a Covid-19, passou pela intubação, superou as sequelas da doença e tudo isso carregando um bebê na barriga. A usuária do plano de saúde do Sistema Hapvida em João Pessoa pegou a doença quando estava com 25 semanas de gestação. No início teve febre, dores no corpo, falta de ar e sintomas de gripe. Mas, o avanço da doença levou a profissional de Call Center, grávida de sua primeira filha, a buscar ajuda no Hospital Geral da Paraíba.
 
Foram 21 dias em ambiente hospitalar. Desse total, 15 em UTI, sendo 10 deles intubada. “Fui internada e intubada. Depois da alta para intubação precisei permanecer na UTI, aos poucos fui reagindo bem e em março recebi a tão esperada alta”, declara a usuária.
 
Estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology apontou que as grávidas com Covid-19 apresentaram taxa de hospitalização três vezes e meia maior associada à doença do que as pessoas de idades semelhantes e também infectadas pelo vírus. O que mais impressionou os pesquisadores, porém, foi a mortalidade: 13 vezes maior.
 
Hélia afirma que o sentimento é de gratidão pelo milagre de Deus. “Ele operou um milagre na minha vida e na vida da minha filha, pois mesmo com todos os procedimentos aos quais fui submetida, Cecília está bem”, celebra.
 
Ao receber alta, Hélia foi surpreendida com o carinho e a atenção dos profissionais que estiveram junto dela neste período de batalha contra a Covid-19. Palmas, canções e abraços conduziram a futura mamãe ao destino que todos esperam quando contraem a doença, que é o conforto, acolhimento e aconchego do próprio lar para seguir tomando os devidos cuidados e aguardar a chegada da sua filha.
 
Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 198 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.
 

Comentários