• 03/10/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Haddad diz que bancos no Brasil fazem cartel e serão 'enquadrados' para reduzir juros

Haddad diz que bancos no Brasil fazem cartel e serão 'enquadrados' para reduzir juros

O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (3) que os bancos brasileiros fazem cartel e que vão ter que ser "enquadrados" para baixar os juros.

Haddad falou no assunto em entrevista à Rádio Jornal, de Pernambuco, ao ser questionado sobre como pretende dialogar com o mercado financeiro caso seja eleito.

"Os bancos vão ter que ser enquadrados. Os juros que eles estão cobrando hoje não existem em nenhum lugar do mundo. Só para você ter uma ideia, os juros que os bancos estão cobrando no Brasil é quatro vezes maior do que a média internacional", afirmou.

O candidato disse que vai "enquadrar" os bancos usando o Banco Central (BC). Para Haddad, o Banco Central tem que regular os juros que os bancos cobram do consumidor o que, segundo ele, o BC não tem feito.

"Nós vamos introduzir agora regras para que o Banco Central seja obrigado também, não só a regular a taxa de juros que o governo paga para os banqueiros, na dívida pública, mas os juros que o consumidor e empresário pagam para o sistema bancário, sobretudo o sistema privado [...] Bancos vão ter que aceitar essa nova regulação. É uma regulação contra o cartel que os bancos formaram no Brasil", afirmou.

O candidato disse, ainda, que se eleito, vai negociar com os bancos a redução dos juros para que o "empreendedor possa abrir o seu negócio", para que "o consumidor possa fazer um crediário", e para que os devedores paguem suas dívidas com juros menores.

 

Segurança pública

 

O candidato do PT também foi questionado sobre propostas para a segurança pública e, nesta área, como rebater o discurso de seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PSL), que defende a flexibilização do porte de arma.

"Nós temos uma ideia muito diferente da do Bolsonaro. O Bolsonaro quer armar a população para combater o crime organizado. O que vai acontecer é que vai morrer mais gente", criticou.

Haddad disse que, se eleito, vai trabalhar pela federalização alguns crimes e colocar a Polícia Federal (PF) para atuar na segurança pública. Segundo o candidato, a PF tem treinamento, inteligência e capacitação para enfrentar o crime organizado em todos estados do país.

"Com a federalização e o aumento do contingente de policiais federais nós entendemos que o combate ao crime organizado vai ser muito mais efetivo, do que eu entregar uma arma na sua mão para você enfrentar uma pessoa que tem uma habilidade que você não tem. O cidadão comum não tem condição de enfrentar um assalto a banco com as próprias mãos, mesmo armado", concluiu.

Comentários