• 30/07/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Humberto Costa lamenta recorde de mortes e acusa descaso do governo

Humberto Costa lamenta recorde de mortes e acusa descaso do governo

O senador Humberto Costa (PT-PE) lamentou, em pronunciamento nesta quinta-feira (30), o fato de o Brasil ter superado as marcas de 2,5 milhões de infectados pelo novo coronavírus e de 90 mil mortes causadas pela covid-19. Os números foram registrados nesta quarta-feria (29) e, na opinião do senador, que é médico e ex-ministro da Saúde, revelam a gravidade da pandemia e a falta de compromisso do governo federal na contenção do avanço da doença.

Humberto lembrou que, dos 46 milhões de testes para detecção do coronavírus que haviam sido prometidos, o governo só enviou 9 milhões aos estados e municípios e, mesmo assim, sem todos os insumos necessários. Além disso, o senador informou que, depois de 120 dias de pandemia, o Ministério da Saúde executou apenas metade do orçamento aprovado pelo Congresso. O ministério, continuou, está sem titular há 3 meses, o que compromete a estruturação e coordenação do trabalho de enfrentamento da pandemia.

O senador destacou ainda que dados registrados no Brasil, como a morte por covid-19 de 200 gestantes e de mulheres que haviam recentemente dado à luz a seus filhos, causam espanto em todo mundo.

Para Humberto Costa, o processo de flexibilização do isolamento no país, por pressão de setores econômicos e pelo fato de a população já achar natural o elevado número de mortes, pode fazer com que surjam mais casos, inclusive em cidades e estados onde houve redução de mortes.

— Podemos chegar, segundo estudos feitos pelo instituto que dá suporte à política americana de enfrentamento à covid, a mais de 200 mil mortes até o final de outubro, aqui no Brasil. Isso, se nada for feito para mudar esse quadro que estamos enfrentando hoje, de descrédito e de descaso do governo federal com essa pandemia.

Agência Senado

Comentários