• 14/11/2024
  • por Resenha Politika

Previdência

INSS para autônomo: como pagar e quais os valores de contribuição

INSS para autônomo: como pagar e quais os valores de contribuição

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por garantir a aposentadoria para contribuintes de idade avançada e benefícios ao longo da atividade laboral. Os trabalhadores autônomos ou prestadores de serviços sem vínculo empregatício também são segurados, mas precisam ser contribuintes individuais do INSS.
 

Esse grupo pode escolher entre o Plano Normal, com contribuição de 20% de sua renda, ou o Plano Simplificado, de 11% do salário mínimo. O pagamento pode ser feito pela Internet, em casas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal, por meio da emissão do Guia da Previdência Social (GPS), no site do governo (gov.br).

 

 

 

Os trabalhadores individuais têm acesso a benefícios equivalentes ao valor pago. Aqueles que optarem pelo Plano Simplificado, por exemplo, só receberão um salário-mínimo de previdência e não podem se aposentar por tempo de contribuição.

Quem é considerado trabalhador autônomo?

O Governo Federal considera autônomo o profissional que exerce trabalho remunerado de maneira independente. Entram nessa classificação aqueles que prestam serviços eventuais ou habituais para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. De maneira geral, a categoria possui autonomia financeira e profissional.

 

Comentários