• 13/10/2021
  • por Resenha Politika

ALPB

Jeová parabeniza Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde

Jeová parabeniza Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde

O deputado estadual Jeová Campos usou parte de seu tempo de fala na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quarta-feira (13) para parabenizar o Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde. O parlamentar lembrou que terça-feira (12) foi Dia das Crianças e que esse era um grande avanço do estado na proteção das crianças paraibanas, tendo em vista que a lei garante que todos os bebês nascidos nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba tenham o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada, assegurando o diagnóstico precoce de 10 doenças. A Lei Nº 11566, de autoria de Jeová, foi sancionada antes da Lei Federal Nº 5043/2020 e colocou a Paraíba como pioneira nesta iniciativa.

Tive a felicidade de como deputado apresentar um Projeto de Lei sobre a Triagem Neonatal Ampliada para diagnosticar doenças raras. Quanto a isso, ontem, inclusive, fiz uma saudação toda especial a todas as crianças de nossa Paraíba que passarão a ter acesso gratuito a esse teste mais amplo, o que antes só era assegurado a quem podia pagar”, disse o parlamentar. “Quero parabenizar aqui o Governo do Estado pela sensibilidade de abraçar essa política pública. Faço isso porque tenho a capacidade de ver aquilo que é bem feito ereconhecer, assim como me posicionar contra aquilo que não concordo”, disse Jeová Campos, afirmando que sua função no Parlamento é manter uma postura de coerência.

O deputado agradeceu também ao Presidente de ALPB, o deputado Adriano Galdino pela condução dos trabalhos. “A Casa de Epitácio Pessoa foi muito feliz em aprovar essa matéria e quero agradecer também a Vossa Excelência que foi um dos condutores para, de fato, esse projeto fosse implementado na Paraíba”, afirmou o deputado.

Para Jeová Campos, essa legislação é uma conquista para os paraibanos, especialmente, para os mais humildes. “O filho do pobre pode hoje ter uma doença rara diagnosticada, como inclusive, o autismo, ter um tratamento adequado e uma vida mais tranquila. Existem várias patologias que as crianças trazem ao vir ao mundo, mas que se diagnosticadas  e tratadas a tempo tem cura ou um tratamento mais eficaz que assegura uma melhor qualidade de vida”, disse Jeová, salientando que a rede de saúde também precisa fazer o encaminhamento para o tratamento. “Isso tudo reduzirá, lá na frente, um impacto no SUS. Estou muito feliz de ter ajudado, através de meu mandato, a Paraíba a dar esse importante passo na proteção das crianças paraibanas”, finalizou o parlamentar.

 

Comentários