• 15/01/2020
  • por Resenha Politika

Turismo

Jornal Estado de Minas define João Pessoa como ‘caribe brasileiro’ num Nordeste exuberante

Jornal Estado de Minas define João Pessoa como ‘caribe brasileiro’ num Nordeste exuberante

As praias, a gastronomia e as belezas naturais de João Pessoa e do litoral sul paraibano estampam o caderno de Turismo do jornal Estado de Minas desta terça-feira (14). As reportagens também foi postada no portal www.uai.com.br dos Diários Associados, um dos maiores daquele estado. A repórter Márcia Maria Cruz e o fotógrafo Fred Botrell foram convidados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) para visitar o Destino Paraíba em agosto de 2019, quando tiveram a oportunidade de produzir um vídeo jornalístico sobre o 100 anos de Jackson do Pandeiro. A ação teve apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB), e da Abrasel-PB.

O destaque da reportagem de Márcia Maria são as piscinas naturais da capital paraibana (Seixas e Caribessa). Na visão da jornalista mineira, os leitores precisam conhecer o ‘Caribe Brasileiro’ na região Nordeste. Ela entrevistou alguns turistas que visitavam a capital paraibana pela primeira vez. Os depoimentos confirmam a impressão da repórter: as águas cristalinas e quentes fazem das piscinas naturais do Bessa, um refúgio para os amantes da natureza no nordeste brasileiro.

Além de conhecer novos roteiros turísticos de João Pessoa e litoral sul, a equipe de reportagem também visitou alguns restaurantes, ao lado do presidente da Abrasel-PB, Artur Lira da Paz, que apresentou aos jornalistas mineiros alguns pratos genuinamente paraibanos. Diz Márcia Maria sobre a experiência, após degustar um prato oferecido no restaurante Estaleiro, no Seixas. “A experiência de viver João Pessoa só se completa quando se apreciam os sabores típicos: arroz de leite, farofa d’água, carne de sol, feijão-de-corda, buchada de bode e os frutos do mar. A lista é infinita”, declara.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que desde que assumiu a estatal paraibana em 2011 vem apoiando a vinda de jornalistas brasileiros e do exterior até a Paraíba. Para a executiva paraibana a midia espontânea gera divulgação positiva dos atrativos turísticos do estado junto ao público leitor de jornais, dos telespectadores de TVs, portais, sites e blogs. “Quando um jornalista dá o seu depoimento sobre um determinado destino turístico, ele gera credibilidade. Ele está falando com seu leitor, seu telespectador. Isso é muito positivo na hora para alguém que vai optar por este ou aquele passeio durante as férias com a família”, disse Ruth Avelino.

Comentários