• 23/07/2019
  • por Resenha Politika

Justiça

Juíza da Vara de Entorpecentes realiza audiência com suspeitos de terem atuado na fuga de presos do PB1

Juíza da Vara de Entorpecentes realiza audiência com suspeitos de terem atuado na fuga de presos do PB1

A juíza Michelini Jatobá, titular da Vara de Entorpecentes da Comarca de João Pessoa, deu início, na tarde desta terça-feira (23) no Fórum Criminal, a audiência de instrução e julgamento do processo que envolve oito réus acusados dos crimes de associação para o tráfico, posse de armas de uso restrito, uso de documentos falsos e receptação. A suspeita é que esse grupo teria atuado na ação de resgaste dos presos do PB1, fato ocorrido na madrugada do dia 10 de setembro de 2018. 

Os principais alvos do resgate, segundo relato de uma testemunha, eram comparsas de um dos acusados, de nome Mastroianni Leonel Santos. Além dele, foram denunciados pelo Ministério Público os réus Michel Silva Lisboa, Karlos Emanuel dos Santos Marques, José Jorge de Sousa Neto, Severino Manuel da Silva Neto, Eliane Gomes de Oliveira, Luciene Benedito dos Santos e Wellington Santana Martins. 

Na abertura dos trabalhos, a juiza Michelini Jatobá leu a denúncia do MP, passando, em seguida, a ouvir os policiais arrolados como testemunhas pelo órgão. Para a realização da audiência, ela informou que solicitou reforço na segurança junto à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A fuga no Presídio PB1 ocorreu após diversos criminosos terem efetuado disparos de fuzil em direção às guaritas e torre do estabelecimento prisional, bem assim após terem utilizado explosivos para destruir o portão principal, o que resultou na fuga de 100 presos. Na promoção ou facilitação da fuga, teriam participado aproximadamente 30 pessoas, as quais chegaram ao local a pé e, ainda, em veículos. 

Conforme as imagens fornecidas pela direção da Penitenciária, os promoventes da fuga se dirigiram inicialmente até a cela de nº 5, local onde estavam os presos Antônio Arcênio de Andrade Neto, Romário Silveira e Vanilson Pereira de Macedo, todos autuados em flagrante no dia 6 de agosto de 2018, após a ação criminosa praticada contra um carro- forte, sendo apreendido, na oportunidade, vasto material bélico.

Por Lenilson Guedes

Comentários