• 20/09/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Mais de 40 mil pessoas devem atuar na Paraíba como mesários nas Eleições 2018

Mais de 40 mil pessoas devem atuar na Paraíba como mesários nas Eleições 2018

41.888 pessoas foram convocadas para as Eleições 2018, elas trabalharão nas 10.472 seções eleitorais espalhadas pelo Estado. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. 

Para atuar como mesário, o interessado recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

Mesários da 1ª e da 64ª Zonas Eleitorais de João Pessoa estão participando de capacitação, que acontece nas Salas de Treinamento do Fórum Eleitoral (1ªZE) e do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (64ªZE).

Cabe ao mesário receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

O eleitor que atua como mesário, além de contribuir para a realização das eleições, tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.

Comentários