• 29/05/2018
  • por Resenha Politika

Senado

Maranhão faz discurso forte, sai em defesa do consumidor e implora para que governos possam diminuir impostos

Maranhão faz discurso forte, sai em defesa do consumidor e implora para que governos possam diminuir impostos

Revoltado com a situação do país e principalmente do povo que sofre com as consequencias da greve dos caminhoneiros, o senador José Maranhão (MDB) voltou  ao plenário do Senado nesta terça-feira (29) para cobrar do Governo Federal medidas que posam conter a crise economica e fiscal.

" A redução dos tributos sobre os combustíveis é a única solução no momento para conter os altíssimos preços. Diante desta enorme crise não há alternativa. Do preço que se paga pela gasolina e o diesel no posto de gasolina, nada menos do que 45% são impostos. São 16% de CIDE, PIS/PASEP e COFINS, mais 29% de ICMS. Talvez esteja exatamente aí a saída mais imediata para aliviar o bolso do consumidor. A constante alta dos preços dos combustíveis tem um potencial devastador para a atividade econômica em geral, com consequências tão imprevisíveis quanto danosas para a sociedad," frisou.

O parlamentar paraibano que já foi governador por três oportunidades,disse que todo essa crise vai alimentar ainda mais a inflação, fato pressiona o poder de compra dos trabalhadores e gera instabilidade.

"Somos o 13o maior produtor mundial do chamado “ouro negro”. Porém, não conseguimos transformar o material bruto em gasolina e diesel na quantidade de que precisamos. Não construímos uma única refinaria em três décadas, entre 1980 e 2009! O Brasil é obrigado a vender o óleo bruto mais barato e a importar subprodutos do petróleo pagando mais caro. Embora outras refinarias estejam sendo construídas, a solução do problema dos preços por esse lado é bastante demorada. O Brasil, os brasileiros, não podem esperar," alfinetou.

Resenha Politika

Comentários