• 05/12/2018
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Maternidade de Patos participa da Campanha Laço Branco do Ministério Público Estadual

Maternidade de Patos participa da Campanha Laço Branco do Ministério Público Estadual

A Maternidade Dr. Peregrino Filho está participando da campanha ‘Laço Branco’, do Ministério Público Estadual (MPE). A ação, que busca sensibilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher, é simbolizada por um grande laço na cor branca, no qual as pessoas colocam seus nomes num gesto de apoio à iniciativa. Na manhã desta quarta-feira (5), o Laço Branco itinerante passou pela unidade de saúde e recebeu assinaturas do diretor geral da unidade, Dr. Umberto Marinho Junior, da diretora assistencial, Luciana Maia, além de vários coordenadores da Maternidade, que é um importante centro de referência e tratamento da mulher no Sertão paraibano.

 

Para o diretor da Maternidade, Dr. Umberto, a ação foi abraçada pela unidade de uma forma muito especial. “Nosso público são as mulheres e essa questão da violência é muito grave e precisa ser combatida. Não raro nos deparamos com casos que evidenciam essa violência, como na semana passada que tivemos que impedir a entrada de um homem na nossa unidade, porque a mãe da criança não queria vê-lo. Essa ação tem, não só o nosso apoio, mas o de toda a sociedade”, ressaltou o médico.

 

Campanha Laço Branco - A campanha foi lançada no dia 25 de novembro, em João Pessoa, pelo MPE. Em Patos, a ação foi lançada pela Promotoria no dia 29, que ampliou a mobilização em torno da temática, envolvendo outras instituições da cidade, a exemplo da Maternidade, Prefeitura, Câmara Municipal, Delegacia de Polícia Civil, Secretaria de Políticas Para as Mulheres, CRAS, entre outras. A ideia, segundo a assistente social da Promotoria de Patos, Gláubia Oliveira, é chamar atenção da sociedade para a necessidade de discussão sobre a importância de se combater a violência praticada contra as mulheres que na Paraíba ainda exibe números alarmantes.

 

Glaubia lembra que a Campanha Laço Branco se complementa com outras iniciativas da Promotoria de Patos, a exemplo do projeto piloto do Grupo Reflexivo que reúne, atualmente, oito homens que respondem processos na esfera judicial por agressão à mulher. O grupo, formado em setembro, se reúne todas as segundas-feiras. O encerramento desta primeira turma será dia 17 deste mês. “É um projeto voltado para homens que respondem a processos e violência doméstica e que trabalha a conscientização deles sobre a violência contra a mulher”, explica a assistente social que é facilitadora do projeto na cidade.

Comentários