• 27/07/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Maternidade de Patos realiza mais de 400 consultas no ambulatório de alto risco para gestantes nos últimos seis meses

Maternidade de Patos realiza mais de 400 consultas no ambulatório de alto risco para gestantes nos últimos seis meses

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, realizou, entre os meses de janeiro e junho deste ano, 438 consultas em gestantes no ambulatório de alto risco. O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, está inserido na política de saúde pública do estado que busca reduzir os índices de mortalidade materna. As gestantes que utilizam o ambulatório são encaminhadas pelas Secretarias de Saúde municipais para a 6ª Regional de Saúde que, junto à Maternidade, faz a marcação das consultas.

 

O diretor da maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, lembra que esse serviço já existia na unidade, mas foi ampliado, desde o ano passado. “Antes tínhamos o ambulatório, duas vezes na semana, agora atendemos todos os dias da semana, o que possibilitou atender um maior número de gestantes, fazendo com que elas tenham a oportunidade de terem um acompanhamento mais criterioso e com isso diminuir o índice de complicações e morbidade durante essas gestações de alto risco”, explica o médico.

Ele lembra que essa ampliação é fruto de uma parceria com as instituições de ensino superior Faculdades Integradas de Patos (FIP) e a Faculdade Santa Maria (FSM), de Cajazeiras, do curso de Medicina, que estão cedendo os profissionais obstetras para fazer os ambulatórios com o acompanhamento dos alunos destas instituições.

Comentários