• 06/05/2021
  • por Resenha Politika

Covid-19

Médico explica que reações à vacina são comuns e não devem ser impedimento para a imunização

Médico explica que reações à vacina são comuns e não devem ser impedimento para a imunização

Após receber a primeira dose muitas pessoas vêm relatando reações adversas leves, como febre, dor de cabeça, calafrio, fadiga e dor no local onde foi aplicada a vacina. No entanto, esses incômodos são comuns e não devem ser obstáculo para a imunização.
 
De acordo com o médico Felipe Proenço, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrante do Comitê Covid João Pessoa, essas reações após a imunização são comuns e acontecem, porque as vacinas acionam o sistema imunológico.
 
“As reações são comprovadamente leves e os estudos apontam que 98% das pessoas já estão livre em três dias, por isso não é preciso procurar o hospital. A orientação é que, em caso de dor de cabeça ou febre, usem os medicamentos disponíveis em casa”, explicou o doutor Felipe Proenço.
 
No entanto, ele disse que é necessário observar os sintomas. “É preciso ficar atento e caso esses sintomas sejam persistentes, como febre e dor de cabeça que não aliviam com a medicação, dormência nas pernas e braços, aí é preciso procurar o médico”, ressaltou.

Comentários