• 30/08/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Ministro do TSE nega pedido para retirar nome de Lula de pesquisas

Ministro do TSE nega pedido para retirar nome de Lula de pesquisas

Por questões processuais, o ministro Tarcísio Vieira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido do Instituto Democracia e Liberdade (IDL) para proibir a divulgação de pesquisas que incluam o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os candidatos. O instituto argumentou que a inclusão de Lula nos levantamentos "viola a segurança jurídica das eleições". Mas Tarcísio Vieira entendeu que o IDL não tinha legitimidade para fazer esse pedido. O ministro não chegou a dizer se concordava ou não com a solicitação.

O IDL queria que também fossem proibidas a divulgação de pesquisas que "incluam o nome de candidatos que se encontrem em situação idêntica ou análoga" à de Lula. O pedido, no entanto, não valia para levantamentos internos. O IDL queria que a proibição fosse aplicada a quatro institutos: Ibope, Datadolha, Paraná Pesquisas e Vox Populi. Na semana passada, pesquisas do Ibope e do Datafolha mostraram Lula na liderança da disputa presidencial (com 37% e 39%, respectivamente).

"A liberdade de informação e de opinião não autoriza divulgação de situações anômalas e teratológicas que impliquem impacto na opinião pública", diz trecho da petição enviada ao TSE pelo IDL.

G1


 

Comentários