• 13/09/2018
  • por Resenha Politika

Luto

Morre o professor Jesus Moreira, ex-diretor do Colégio Estadual de Cajazeiras

Morre o professor Jesus Moreira, ex-diretor do Colégio Estadual de Cajazeiras

Faleceu nesta quinta-feira (13), na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, em João Pessoa, o professor aposentado Jesus Moreira, aos 75 anos. Ele estava internado há alguns dias por conta de um câncer no fígado, que havia ramificado para os rins e pulmões.

De jeito calado, temperamento tranquilo e espirituoso, com frases inteligentes e engraçadas, José de Jesus Moreira nasceu no dia 17 de julho de 1943, no Sítio Bom Jardim, município de Cachoeira dos Índios. É o quinto filho do casal Raimundo Guedes Moreira e Marcionilia Moreira Guedes.

Jesus Moreira iniciou seus estudos no Sítio Bom Jardim com a sua prima e professora Umbelina Moreira da Costa, conhecida como Bilinha. Em seguida foi estudar em Cajazeiras, frequentando os bancos escolares do Colégio Salesiano Padre Rolim (Seminário) e do Colégio Comercial, onde cursou o Técnico em Contabilidade.

Em 1967, presta vestibular para o curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. No exame vestibular foi o único candidato que obteve nota 10 em Inglês entre todos os concorrentes. Ainda como estudante do Curso de Línguas, no turno da manhã, Jesus Moreira lecionava nos períodos da tarde e noite nas cidades de Sapé e Pilar.

Concluindo a Universidade em 1970, é selecionado para o Curso de Mestrado, no Rio de Janeiro, que concluiu em dois anos. Em seguida, estudou na Inglaterra, onde aperfeiçoou sua graduação. Nesse período, conheceu alguns países europeus, como a França e a Suíça.

Após sua formação acadêmica, retornou a Cajazeiras onde iniciou sua atividade docente no Colégio Estadual Crispim Coelho, o tradicional Colégio Estadual de Cajazeiras, onde exerceu, ainda, as funções de vice-diretor e diretor.

Jesus Moreira também ingressa no magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Anos depois migrou para a UFPB, lecionando no Centro de Formação de Professores, V Campus de Cajazeiras, onde se aposentou em setembro de 1994.

Coisas de Cajazeiras

Comentários