• 23/08/2019
  • por Resenha Politika

Cultura

Mostra de Teatro homenageia o ator Thardelly Lima, em Cajazeiras

Mostra de Teatro homenageia o ator Thardelly Lima, em Cajazeiras

ator Thardelly Lima será o grande homenageado da I Mostra Competitiva de Teatro Cajazeirense. Numa promoção da Cajazeira Produtora, o evento será realizado de 23 a 25 de agosto. Foram 28 espetáculos inscritos de três estados: Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, sendo selecionados oito espetáculos:
quatro de Cajazeiras, um de Sousa, três de Juazeiro do Norte e um de Quixeramobim.

Segundo o produtor cultural Wanderley Figueiredo, a Mostra tem como objetivos a formação de público e a promoção de intercâmbio entre os grupos de teatro da região, por meio do debate entre os integrantes dos espetáculos e convidados, além de incrementar a cadeia produtiva das artes cênicas por meio das apresentações e da avaliação crítica do panorama teatral de Cajazeiras e das cidades vizinhas.

Como contrapartida, haverá entrada gratuita priorizando as escolas públicas, inclusão de novos artistas na cena cultural da cidade, promover a economia criativa e inserir a Mostra no calendário cultural da cidade. A Cajazeira Produtora é responsável pela promoção do evento, que tem a produtora cultural, atriz e professora, Aline Pereira
Almeida, proponente do projeto, com o apoio do Fundo Municipal de Cultura (Fuminc), da Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras e da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). Além dos espetáculos, haverá palestras e oficinas gratuitas para o público.

Natural de Cajazeiras e radicado em João Pessoa, Thardelly Lima, o homenageado, é graduado em educação
artística (habilitação em artes cênicas) e especialista em Representação Teatral pela UFPB. Integrou grupos de João Pessoa, como: Graxa, Osfodidário e Piollin. Hoje atua no Grupo Ser-Tão-Teatro, como ator e assistente de direção do
premiado espetáculo “Flor de Macambira”. O ator e arte-educador Thardelly Lima é bastante conhecido no ambiente cultural paraibano por seu interesse também na literatura. Vem se destacando na nova produção do cinema  nacional, sendo, inclusive, integrante do elenco do premiado filme “Bacurau”.

Para Wanderley Figueiredo, Cajazeiras sempre foi conhecida como Terra da Cultura, ou a cidade que ensinou a Paraíba a ler, em função da sua vocação para as artes e a educação. “A reabertura do Teatro Íracles Pires em março do ano passado reforçou essa vocação, com a apresentação de espetáculos produzidos por artistas da terra, seja na área cênica ou musical. Afora isso, eventos culturais se multiplicam pela cidade, seja no cinema, seja na literatura, no artesanato, na música, no teatro e na dança”, destaca.

Segundo ele, a realização da I Mostra Competitiva de Teatro Cajazeirense vem reforçar essa vocação da cidade
para as artes cênicas e para o fomento da cultura de uma forma geral. “Todos esses itens elencados aqui
comprovam a vocação natural de Cajazeiras para o segmento cultural. A terra de Íracles Pires, de Zé do Norte, de Cristiano Cartaxo e tantos outros talentos artísticos tem sua vocação fundada em sua própria história e no talento de seus habitantes. A Mostra traz vida e euforia a produção cultural”, enfatiza.

LINALDO GUEDES PARA O JORNAL A UNIÃO

Comentários