• 24/01/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

N.Laureano: jornal destaca luta de Dra. Paula e recursos viabilizados pela deputada para compra de acelerador linear

N.Laureano: jornal destaca luta de Dra. Paula e recursos viabilizados pela deputada para compra de acelerador linear

A deputada estadual Doutora Paula conseguiu do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a garantia que seu pedido de adquirir um acelerador linear para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, já está atendido. O ministro, inclusive, informou que o empenho para a aquisição do equipamento já foi feito e logo a instituição de saúde receberá esse benefício, graças à atuação da parlamentar, se antecipou e conseguiu a garantia junto ao governo federal bem antes de outros políticos do estado.

​“As pessoas precisam saber da importância desse aparelho Circulador Linear, que eu consegui junto ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Eu preciso explicar para a população o que é esse aparelho: é exatamente o aparelho que os pacientes com câncer fazem a radioterapia”, explicou a parlamentar.

E acrescentou: “Os que existem no Hospital Napoleão Laureano se encontram com 2/3 da vida útil de utilização, esse novo Circulador Linear chega para continuar a fazer com mais tecnologia essa função da radioterapia para os portadores de qualquer tipo de câncer – e bem mais avançado pois evita a destruição de células normais. Se a pessoa estiver com câncer de pele ou de olho o aparelho vai atuar na superfície. Se a pessoa tem câncer de pulmão, de fígado, de útero, de ovários ele vai atingir as células mais profundas. Eu dou graças a Deus e ao ministro por ter conseguido esse aparelho de radioterapia para o Laureano. Essa é também uma ação de Carneiro Arnaud, do diretor doutor Marcelo e do vice diretor que é o cajazeirense, Marcilio Cartaxo”.

Os aceleradores lineares são equipamentos com a mais alta tecnologia desenvolvidos para emitir radiação em tratamentos para combater ou diminuir o desenvolvimento do câncer. Usado em uma modalidade de tratamento contra o câncer, conhecida como radioterapia, o aparelho trabalha gerando uma forma de radiação ionizante, direcionando para a área onde está localizado o tumor.

Esse modelo de tratamento é aplicável em diversos tipos de tumores e podem ser usados juntamente à quimioterapia, proporcionando um efeito ainda mais eficaz, dependendo é claro, da gravidade da doença. Vale lembrar que o tratamento feito por radioterapia ou radiocirurgia age diretamente no tumor sem precisar de cortes, garantindo ainda mais conforto e menos efeitos aos pacientes.

​No ofício enviado ao Ministério da Saúde, a parlamentar lembra que Pandemia do Coronavírus mudou o cenário da saúde no Brasil. O número de pessoas contaminadas, o número de mortes por Covid-19, o investimento em novos leitos de UTI, compra de novos equipamentos e vacina para população obrigaram os gestores a gastar o orçamento da saúde no combate a pandemia, impondo sacrifícios aos cuidados com outras patologias.

“No caso das doenças crônicas houve atraso no primeiro atendimento, inclusive no câncer. Por isso, haverá após a pandemia uma pressão natural no sistema SUS, no sentido de recuperar o atendimento que deixou de ser prestado”, ressaltou a deputada. O ofício da parlamentar solicitando o equipamento é datado de setembro do ano passado.

Assessoria

Comentários