• 11/01/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

Nilda Gondim toma posse nesta terça-feira em Brasília; a nova senadora diz que torce para a volta de Veneziano ao MDB

Nilda Gondim toma posse nesta terça-feira em Brasília; a nova senadora diz que torce para a volta de Veneziano ao MDB

A posse da ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB-PB) como Senadora da República, que ocorrerá nesta semana, em Brasília, traz um fato inédito na política nacional. Esta é a primeira vez que três integrantes, em linha familiar de primeiro grau, tem a oportunidade de representar o seu estado, no Senado Federal.

Dos três membros, Vital do Rêgo Filho foi o primeiro a representar a Paraíba no Senado. Filho de Nilda Gondim e irmão do atual senador Veneziano Vital do Rêgo (que está licenciado), Vitalzinho foi vereador em Campina Grande, deputado estadual por três mandatos, deputado federal e Senador da República. Em 2014, assumiu vaga como ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, cargo que exerce até hoje.

O segundo membro a assumir o Senado Federal foi Veneziano Vital do Rêgo. Veneziano foi vereador em Campina Grande por dois mandatos; prefeito da cidade também por dois mandatos, deputado federal e, desde o ano de 2019, exerce o cargo de Senador da República pela Paraíba, cargo do qual está licenciado, atualmente.

Agora, dois anos depois, assume mandato de Senadora da República Nilda Gondim, filha do ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim, esposa do ex-deputado federal Vital do Rêgo, mãe de Vitalzinho e de Veneziano, que apresar de viver dentro da política há vários anos, se candidatou a um cargo público pela primeira vez em 2010, quando foi eleita deputada federal, cargo que exerceu de 2011 a 2014.

MDB

Questionada sobre a possível volta do seu filho, o também senador Veneziano Vital do Rêgo ao MDB, t, Nilda disse que deixa sempre Vené bem à vontade para tomar a decisão que preferir, porém sua torcida é para que ele retorne a sigla.

Comentários