• 08/11/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Novembro Azul: Campanha tem como alvo a saúde do homem de forma integral

Novembro Azul: Campanha tem como alvo a saúde do homem de forma integral

Testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sífilis, hepatite, HIV e aconselhamento e vacinação para colocar o esquema vacinal em dia. Estes foram os serviços oferecidos nesta quinta-feira (8) pela manhã aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dentro da programação da campanha “Novembro Azul”.

O servidor Roberjúnior de Sousa, 37 anos, passou por todos os serviços. “É muito bom esta ação acontecer no trabalho porque facilita a vida da gente, pois confesso que, rotineiramente, não procuro as unidades de saúde”, falou.

Criar no homem a cultura do autocuidado é um dos objetivos do “Novembro Azul”. O coordenador da campanha, Hélio Soares, 37 anos, também fez o “dever de casa”. Tomou a vacina contra hepatite B, a única que faltava e, com isso, atualizou o cartão de vacinação. “A Campanha é muito importante porque cria consciência do autocuidado e, a partir daí, não há mais como usar a desculpa de que o homem não se cuidar é uma questão cultural”, observou Hélio, que também é o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na SES.

Durante todo o mês de novembro, serão realizadas ações articuladas com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, que buscam estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.

Uma das novidades na programação deste ano é olançamento dos “Guias de Pré-Natal do Parceiro” para profissionais de saúde e ACS, em parceria com o Ministério da Saúde, no dia 22, das 8h às 17h, no auditório da Asplan, na capital.

“A estratégia é fazer o homem entender que ele faz parte do trinômio pai/mãe/filho, criando a consciência da importância do cuidado com a saúde de forma rotineira”, frisa Hélio.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL 2018

DIA/HORA

LOCAL

ATIVIDADE

12/11

Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba

Palestra sobre a saúde integral do homem e a Sintomatologia do Câncer de Próstata

Durante o mês de Novembro

Patos – Hospital do Bem

DIA 1- Abertura do mês Novembro na recepção do HOSPITAL DO BEM

- Durante o mês, com agendamento no serviço, haverá consultas com Urologista e coleta de exames PSA.

DIA 25- Campanha Nacional de Combate ao Câncer- Sociedade Brasileira de Cirurgia  

Dia 25- Campanha Nacional de Combate ao Câncer - Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - TROQUE O MEDO POR ESPERANÇA- Passeio Ciclístico;

Dia 30- Encerramento do Novembro Azul : Palestra  com Dra. Nayarah Castro- Câncer de Prostata    e seus preconceitos – Auditório da Câmara dos Vereadores – às 19:00h;

22/11 (manhã e tarde)

 

Auditório da ASPLAN

Reunião de Lançamento dos Guias de Pré-Natal do Parceiro para profissionais de saúde e ACS em Parceria com o Ministério da Saúde

Durante o mês de Novembro

Meios de Comunicação

Sensibilização para o cuidado integral da saúde do homem com ênfase na campanha de prevenção ao do câncer de próstata

Durante o mês de Novembro

Gerências Regionais de Saúde

Atividades relacionadas à campanha serão realizadas pelas GRS e em parceria com os municípios

 

Comentários