• 07/04/2020
  • por Resenha Politika

Nordeste

Número de casos suspeitos de coronavírus no Ceará quase triplicam nas últimas 24 horas

Número de casos suspeitos de coronavírus no Ceará quase triplicam nas últimas 24 horas

O número de casos suspeitos de Covid-19 quase triplicaram de segunda-feira, 6, para esta terça-feira, 7, no Ceará. Na segunda, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) dava conta de 3.684 casos suspeitos, enquanto terça já registra 9.067 - um aumento de 2,46 vezes.

Em coletiva de imprensa realizada ainda nessa segunda-feira, 6, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, já havia informado existir uma perspectiva de evolução do casos suspeitos no Estado. O motivo, de acordo com o médico, é o número alto de testagens feitas e de notificações que a região vem realizando, como uma das estratégias de combate a Covid-19.

“Os países e estados que mais conseguiram controle, foram aqueles que mais notificaram casos”, justificou o secretário ao falar da metodologia adotada pela pasta, explicando ainda que o disparo dos números seria em decorrência desse estratégia. Ainda de acordo com Cabeto, Ceará realiza cerca de 400 testes por dia e, até o fim da próxima semana, número diário deve subir para mil. Dessa forma, o “IntegraSUS”, aplicativo utilizado pela pasta para acompanhar situação da Covid-19 no Estado, deve passar por atualizações e mostrar números cada vez maiores.

Com a possibilidade de enfrentar uma situação mais crítica de casos a partir do dia 25 de abril, prevista por especialistas, Ceará deve ser o primeiro estado do Brasil a atingir o pico da epidemia. Ao ser questionado a respeito, Cabeto reforçou que situação é prevista devido a estratégia de testagens e notificações utilizada, pontuando ainda que não pode comparar essa metodologia de combate à doença que o Ceará adota com a forma como outros estados têm atuado, mas que estratégia é "adequada" para região. / link para previsão de pico

De acordo com informações da Sesa, dadas nesta terça-feria, 7, Ceará tem 1.114 casos da Covid-19 confirmados e 35 mortes em decorrência da doença. Um levantamento feito pelo portal UOL indicou que o Estado está entre os três que mais têm casos confirmados no País. Se juntam a ele Rio de Janeiro e São Paulo.

O Povo

Comentários