• 11/03/2019
  • por Resenha Politika

Carros

O novo chevrolet onix será um mini cruze com motor 1.0 turbo

O novo chevrolet onix será um mini cruze com motor 1.0 turbo

Os novos Chevrolet Onix e Prisma serão lançados ainda em 2019, conforme Autoesporte antecipou. Mas os modelos ainda não apareceram em fotos oficiais. Foi a deixa para pedirmos uma projeção acurada do hatchback ao designer João Kleber Amaral. O lançamento é previsto para o início do segundo semestre deste ano.

Criado em conjunto com a parceira chinesa SAIC, o novo Onix será global — pelo menos para os países emergentes. A plataforma GEM entrega isso na sigla (Global Emerging Markets), mas será em carros para mercados consolidados, caso do novo Tracker.

A família será completa e inclui a nova geração do Chevrolet Tracker (revelado por um registro de patentes na China) e uma picape média-pequena para enfrentar a Fiat Toro, Renault Oroch e VW Tarok. Sem falar em um monovolume destinado a substituir a minivan Spin.

A produção será dividida em várias fábricas do grupo. Onix e Prisma serão feitos em Gravataí (RS), enquanto o novo Tracker será produzido em São Caetano do Sul (SP). Outros derivados serão feitos no México, onde a plataforma GEM também será feita.

A nova linguagem de estilo da Chevrolet segue de perto o trabalho feito nos hatches e sedãs do mercado norte-americano. Os faróis invadem pouco as laterais e os de neblina são bem disfarçado nas falsas entradas de ar. Luzes de rodagem diurnas funcionais são destaque, uma vez que o atual não tem essa funcionalidade. Atrás, as lanternas podem apostar em luzes de LED nos mais caros e terão dentes na parte inferior como no Prisma.

No entanto a grande novidade vai ficar por conta do primeiro 1.0 turbo lançado pela Chevrolet no Brasil. O motor está em uso no exterior em modelos como o Opel Adam, que tem duas faixas de potência (90 cv e 115 cv) e torque de 16,8 kgfm. Ele deve render cerca de 120 cv por aqui, faixa semelhante ao 1.0 TSI da Volkswagen. 

E quanto ao Onix vendido atualmente?

A General Motors não vai tirar os antigos Onix e Prisma de linha. Os modelos vão continuar como opções de entrada. É uma jogada esperada, pois ambos vendem mais nas versões de acesso Joy. Ambos podem ficar mais tempo no mercado e saírem de linha apenas quando entrar em vigor a exigência de controle eletrônico de estabilidade e de tração para projetos antigos, prevista para vigorar a partir de 2022.

Comentários