• 16/01/2021
  • por Resenha Politika

Opinião

O pulmão do mundo não respira!; por Fabiano Gomes

O pulmão do mundo não respira!; por Fabiano Gomes

E o pulmão do mundo parou de respirar. Acabou o oxigênio! Sem ar, a dor que o consome é desesperadora e mata. E essa morte não leva a vida apenas dos que partem, mas principalmente dos que ficam e se sentem impotentes. E eles choram! Se consomem num sofrimento como uma mata invadida por um incêndio sem fim.

Falta oxigênio nas unidades de saúde no Estado do Amazonas. Algo básico e vital para a vida humana. Não se vive sem esse composto, até o local que minha vista alcance e minha respiração possa chegar.

Mais e então: qual o motivo de falar em algo que se atrela às questões ecológicas tão dimensionadas pela mídia nacional e internacional? A resposta é simples e está na afirmação de Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus.

Ele critica, e com razão, o governador do Amazonas, Wilson Lima , culpabilizando o chefe do Executivo estadual pela falta de oxigênio em unidades hospitalares do Amazonas justamente em uma época que esse gás valioso é mais que importante na respiração de muitos seres vivos, em especial numa época de pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, em suas redes sociais, que “todos os meios foram disponibilizados” para atender a população do Amazonas, estado que enfrenta um colapso no sistema de saúde, com recorde de casos de Covid-19 e hospitais sem oxigênio para tratar pacientes. E quando falo no gás, digo os cilindros que o armazenam e são postos na rede hospitalar.

Curioso que sou, como bom sertanejo, fui checar a informação e descobri que 8,91 bilhões foram remetidos para aquela unidade federativa. Não é pouco. O problema central não está no oxigênio, nos cilindros, mas nas políticas públicas implantadas pelo governador para desacelerar a curva de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que precisam respirar bem. Bem além de uma pessoa saudável, para não morrer asfixiado.

Enquanto isso o governo do Amazonas exporta pacientes para outros estados. Só a Paraíba disponibilizou 15 leitos para receber pacientes vindos de Manaus.

O governo Bolsonaro vem fazendo sua parte, mas falta fôlego da sua parte se não houver a contrapartida dos estados. Assim, não há pulmão e investimentos que aguentem. Sem falar nas mortes provocadas por tamanho descaso.

No fim das contas somos nós, os brasileiros que o que têm de grande, têm de solidariedade, vem resolvendo o problema. São muitos que estão ajudando, eu mesmo dentro da minha realidade doei ontem a uma ONG séria do Amazonas 500 reais.

Isso não era preciso, claro. Diante do absurdo de imposto que já pagamos. Mas agora não é hora de fazer política com as vidas ceifadas, não é hora de apenas arrumar culpados, agora é hora de nos unirmos para salvar Brasileiros que moram no Amazonas. Depois que as vidas forem salvas, vamos arranjar um culpado.

*FOTO: Herick Pereira/Secom da Defensoria do Amazonas

Comentários